Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Mais três escolas municipais concluem reparos e manutenções

25 de novembro de 2021 17:40

Por: Bruno Rodrigues



A Secretaria da Educação anunciou, na quarta-feira (24), a conclusão dos reparos e manutenções de mais três escolas municipais. São elas: “Benedicto José Nunes”, no Parque Esmeralda, e “Odilla Caldini Crespo”, no Recreio dos Sorocabanos, além do CEI-93 “Madre Teresa de Calcutá”, no Wanel Ville.


Foram realizadas manutenções elétricas e hidráulicas, reposições de portas e janelas, reformulação das cozinhas e outros reparos. “Essas escolas tiveram seus prédios extremamente vandalizados. Quando nossa Gestão assumiu a pasta, tínhamos somente um contrato de manutenção, em vias de término. A partir disso, já foi elaborado um novo contrato que possibilitou a conclusão desses consertos prioritários”, explica o secretário da Educação, Marcio Carrara.


Segurança nas escolas


Com o objetivo de garantir a segurança da comunidade escolar e do patrimônio público, a atual Gestão Pública realizou a contratação de 200 vigias, distribuídos em 50 postos de trabalho nas escolas municipais de Sorocaba. Os profissionais atuam 24 horas por dia.

Além dos vigias, a atual Administração já deu início à criação do Centro de Operações Integradas (COI), sistema que unificará as informações coletadas por videomonitoramento, que serão compartilhadas com todas as forças de segurança pública do município. Com esse projeto, serão utilizados equipamentos e sistemas analíticos, inteligentes e integrados, compostos por sensores perimetrais externos, sensores internos, softwares e câmeras em todos os próprios públicos de Sorocaba.

Ainda, Sorocaba contará com a Operação Delegada. Trata-se de um convênio com o Governo do Estado de São Paulo, que permite a atuação de policiais militares e bombeiros, nos horários livres de escala de trabalho, como agentes do serviço público municipal, sendo devidamente remunerados para isso pelo Poder Público local. Pela lei, os profissionais da Atividade Delegada podem atuar em ações de proteção ao patrimônio público, incluindo as escolas.


Saiba mais