Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Ministro Marcos Pontes entrega de medalhas a estudantes no Parque Tecnológico de Sorocaba

25 de junho de 2021 19:28

Por: Rose Campos


 

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, em visita a Sorocaba nesta sexta-feira (25), participou da cerimônia de entrega de medalhas aos alunos de escolas públicas e particulares, vencedores da 23ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).


O ministro Marcos Pontes, que também é engenheiro e astronauta, foi escolhido como convidado de honra para homenagear os alunos vencedores dessas edições das competições. Ele participou do evento ao lado do prefeito Rodrigo Manga, do vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto, do deputado federal Jefferson Campos e do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Tadeu Cancellara, além de outras autoridades.

A premiação foi organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Prefeitura de Sorocaba, com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), seguindo todos os protocolos preventivos à Covid-19.

Daniel Lavouras, diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, criador da OBA, foi o primeiro a falar na tarde em homenagem aos alunos. “As Olimpíadas existem para estimular o potencial dos alunos. Por isso, foi criada toda uma secretaria, para promover a ciência entre os jovens estudantes”, ressaltou o diretor.

O coordenador nacional da OBA, João Batista Garcia Canalle, não pôde comparecer, mas enviou uma mensagem em vídeo, que foi assistida pelo público presente. Também compuseram a frente de honra do evento o secretário executivo do MCTI, Sergio Freitas; secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim; a secretária de Articulação e Promoção da Ciência do MCTI, Marcelo Morales; o secretário municipal de Educação, Marcio Carrara; e a coordenadora-geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Silvana Copseski.

Em seu pronunciamento, o prefeito Rodrigo Manga falou sobre a relevância do evento. “Esse é um dia marcante para Sorocaba. E gostaria de parabenizar os pais, pelo incentivo aos seus filhos, e aos alunos, por participarem desta competição. Vamos usar a tecnologia como fator de desenvolvimento para a cidade e Sorocaba está retornando ao papel de protagonismo”, afirmou.

O ministro Marcos Pontes também tomou a palavra para se dirigir especialmente aos alunos. “Na minha infância, em Bauru, morando na periferia, eu já tinha vontade de voar e ser astronauta. Disseram para eu desistir, que isso era coisa de rico. Mas minha mãe, Dona Zuleica, disse que eu seria tudo que eu quisesse, se eu estudasse, trabalhasse e fizesse mais do que me pedissem no trabalho. É o mesmo que digo a vocês. Façam o que fizer vocês felizes, com estudo e dedicação”, resumiu o ministro.

As competições OBA e MOBFOG são realizadas anualmente, em disputas que envolvem a participação de escolas públicas e particulares, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos majoritariamente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao MCTI.

Os prêmios são importante estímulo para que os estudantes despertem o interesse pela área científica. Nessas edições da OBA e da MOBFOG, entre as 25 escolas vencedoras no município, 11 são públicas, sendo que duas delas, E.M. “Dr. Getúlio Vargas” e E.M. “Matheus Maylasky”, integram a rede municipal de ensino. Os alunos vencedores receberam suas medalhas das mãos do próprio ministro Marcos Pontes, do prefeito Rodrigo Manga e da primeira-dama Sirlange Frate Maganhato, entre outras autoridades presentes, que também se revezaram na entrega de medalhas.

Fotos: Michelle Alves – Secom/Divulgação

 

 


Saiba mais