Monumento Marco da Paz de Sorocaba completa quatro anos com celebração especial

18 de setembro de 2021 15:04

Por: Mariana Campos

Para comemorar os quatro anos de instauração do Marco da Paz, a Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) e a Prefeitura de Sorocaba realizaram, neste sábado (18), uma solenidade no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, espaço público onde o monumento foi instalado. A cerimônia contou com homenagens a autoridades, atletas e profissionais da saúde, além da participação especial da cantora Teresa Baddini, que interpretou o Hino Nacional, e da cantora Rebeca Vargas, que, acompanhada da Banda Regimental de Música do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior), cantou a música “Unidos pela Paz”.

“É uma alegria muito grande estar aqui hoje, vivendo este momento extremamente importante desse símbolo, que representa o ‘Marco da Paz’ para Sorocaba e para o mundo. Fiquei emocionado com a sua história, Gaetano. Só quem passou pelo o que você viveu, sabe a importância do Marco da Paz. Quero ser um colaborador para que a paz possa reinar em nosso país e que sejamos exemplo para toda a humanidade”, enfatizou o prefeito Rodrigo Manga.

Idealizado pelo italiano Gaetano Brancati Luigi, o Marco da Paz está presente em diversos locais do país e do mundo, com o objetivo de disseminar a cultura da paz entre os povos. Assessor especial da presidência da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Luigi viveu, ainda criança, todas as dificuldades e dores da 2ª Guerra Mundial. Em sua fala, ele, que já foi indicado três vezes ao Prêmio Nobel da Paz pela criação do monumento, destacou a mensagem da necessidade de se manter o espírito da paz entre os povos. O primeiro Marco da Paz foi implantado em 2000, no Pátio do Colégio, em São Paulo (SP).

“Essa festa é de Sorocaba. Nós todos que fizemos com que a nossa cidade seja depositária de um dos sinos do Marco da Paz, em um ambiente de paz e cordialidade entre as pessoas. Agradeço a presença de todos”, declarou o presidente da ACSO, Sergio Reze.

Além do prefeito Rodrigo Manga, também foram homenageados com a honraria de “Mensageiros da Paz” a prefeita de Votorantim, Fabiola Alves, que foi representada pela secretária da Saúde, Izilda Chiozzotto; a ciclista Priscila Stevaux; o piloto Átila Abreu, representado pelos seus pais, João e Alexandra Abreu; e o boxeador Abner Teixeira, medalhista olímpico, que foi representado pela sua mãe, Izaldite Sampaio. A jogadora de vôlei Ana Beatriz Correa e o jogador de futebol Breno Fraga, ambos igualmente medalhistas olímpicos, não puderam participar da solenidade e receberão as homenagens posteriormente.

Também receberam a honraria os profissionais de Saúde da cidade de Votorantim, que atuaram na linha de frente de combate à Covid-19: Dr. Júlio Cesar Prestes (médico do Hospital Santo Antonio); Tiago Rolim de Paula (enfermeiro do Hospital Santo Antonio); Elidam Vieira Junior (diretor do Hospital Municipal de Votorantim); Fábio Monteiro Moraes (médico do Hospital Municipal de Votorantim) e Regiane Rodrigues de Oliveira Souza (enfermeira do Hospital Municipal de Votorantim). Todos receberam miniaturas do monumento, diplomas de “Mensageiro da Paz” e flores.

A solenidade também contou com a presença dos secretários Pedro de Souza (Esportes e Lazer), Marcio Carrara (Educação) e Fernanda Burattini (Comunicação), o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim, o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Nelson Tadeu Cancellara, os vereadores Fernando Dini e Cícero João, o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alfredo Cotait, o coordenador do Marco da Paz, Amir Massis, o embaixador do Marco da Paz, João Bico e o Capitão PM Aranha, representando o comando do CPI-7.