Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Mutirão de Castração de cães e gatos abre 1.200 vagas para a região do Jardim Brasilândia, Vila Fiori e Mineirão

8 de outubro de 2021 15:57

Por: Mariana Campos



A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizará na próxima semana, nos dias 11, 13, 14 e 15 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Mercado Distrital, as inscrições para mais uma etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos. Desta vez, serão contemplados os animais de estimação de moradores da região do Jardim Brasilândia, Vila Fiori e Mineirão.

O objetivo da Sema é promover o controle populacional de cães e gatos e, assim, reduzir o número de animais abandonados, além de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral. Os cães e gatos também serão microchipados. Serão disponibilizadas 1.200 vagas nessa ação.


Podem participar animais de munícipes residentes em 17 bairros da região: Jardim Brasilândia, Vila Fiori, Mineirão, Jardim Juliana, Vila Netinho, Vila Sônia, Vila Santana, Vila Santa Rita, Vila Adélia, Jardim Sorocabano, Vila Melges, Vila Almeida, Jardim Hungarês, Jardim Guadalupe, Jardim São Lourenzo, Jardim São Conrado e Jardim Ferreira.


Já, as cirurgias ocorrerão de 18 a 22 de outubro, na Rua Benedito Galdino de Barros, s/nº, na Vila Netinho. A ação contará com todas as medidas sanitárias de saúde e segurança, em razão da pandemia da Covid-19, como uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel.


Para se inscrever, o morador deve apresentar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado em seu nome. O Mercado Distrital está localizado na Rua Benedito Galdino de Barros, s/nº, na Vila Netinho. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3202-8006.

Castração e microchip


A castração do animal doméstico, além de ser o método mais garantido para o controle populacional desses animais, também diminui a probabilidade de tumor de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas.


Já, a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas à saúde animal em Sorocaba.

Cuidados para a cirurgia


Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) por um período de 6 horas, antes da castração.


Os cães devem ser levados para a cirurgia com coleira, guia ou caixa própria de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos igualmente devem ser levados em caixas próprias de transporte, com toda segurança.


Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado no local. Por fim, também é importante levar uma proteção para o seu bichinho de estimação vestir após a realização do procedimento, como uma roupinha pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.


Saiba mais