Entenda como funciona o serviço de roçagem na cidade em áreas públicas e particulares

Por: Luís Gustavo Adabro

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), segue o monitoramento de áreas públicas e próprios municipais, programando o serviço de roçagem, de forma a atender todos os bairros de Sorocaba, mantendo o paisagismo urbano e a limpeza dessas áreas.

Somente no ano de 2023, a Serpo realizou mais de 33.930.000 m2 de roçagem, o equivalente a mais de 3 mil campos de futebol, além de 7.023 unidades de podas de árvores e 1.320 unidades de recolha de árvores caídas em áreas públicas e próprios municipais.

No mesmo período, a Seplan efetuou 2.472 intimações e aplicou 483 multas voltadas à limpeza de terreno particular, além de 346 intimações e 20 multas referentes a descarte irregular de lixo e entulho. A Administração Pública também chama a atenção para que proprietários de imóveis e imobiliárias da cidade mantenham seus imóveis sempre limpos, roçados e livres de entulho e outros resíduos, conforme previsto na Lei Municipal nº 8.381, de 2008. O valor de multa para terrenos até 500 m2 é de R$ 8,32, por m2, e acima de 500 m2, o valor é de R$ 11,89, por m2.

Ecoponto – descarte correto de resíduos

Sorocaba já conta, atualmente, com quatro Ecopontos, que estão localizados nos seguintes bairros: Vila Helena, na Zona Norte, Cajuru do Sul, na Zona Industrial, Júlio de Mesquita Filho, na Zona Oeste, e Vila Hortência, na Zona Leste.

O Ecoponto oferece um serviço gratuito aos cidadãos, para garantir a destinação adequada e ambientalmente correta de diferentes tipos de resíduos e, assim, evitar o descarte irregular na cidade, além de promover a devida reciclagem desses materiais.

Diferentemente dos antigos Ecopontos que existiam no município, o espaço, agora, é todo cercado, tem controle de acesso, recepção, contêiner com banheiro, iluminação em LED, paisagismo e dispõe de vigia 24 horas e câmeras de videomonitoramento.

Denúncias e informações

Acompanhe, no site e nas mídias sociais oficiais da Prefeitura de Sorocaba, onde e quando será realizado, diariamente, o serviço de roçagem em áreas públicas e próprios municipais. Também é possível fazer solicitações de roçagem ou uma denúncia de situação irregular em área particular, pelos canais de Atendimento da Ouvidoria Geral do Município: site (www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento); WhatsApp: (15) 99129-2426, segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e telefones: 156 e (15) 3238-2446, segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

ACESSO À INFORMAÇÃO