Pista de caminhada da Rua Atílio Silvano, na Zona Norte, recebe troca de iluminação pública por tecnologia de LED

 

Fotos: Michelle Alves/Secom

Por: Michelle Alves

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), realizou, nesta terça-feira (6), a troca de luminárias convencionais da iluminação pública, por tecnologia de LED, da pista de caminhada da Rua Atílio Silvano, no Jardim Pacaembu, na Zona Norte.

 

Nesse ponto, foram instaladas 192 novas luminárias de LED. Com orientação e fiscalização da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), o serviço foi realizado, a partir de recursos de medida mitigadora, pela empresa Brio Incorporadora.

 

Com maior vida útil e resistência a impactos e vibrações, as luminárias de LED têm custo de manutenção reduzido. Ademais, oferecem mais eficiência energética, melhor nitidez e reprodução de cor. Elas também são sustentáveis e ecologicamente corretas, gerando economia de cerca de 60% nos gastos públicos com energia.

 

Em julho de 2023, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei que viabiliza a troca do parque de iluminação de todo o município. A medida tem possibilitado o emprego de lâmpadas com tecnologia de LED e também vai viabilizar a operação de um moderno mecanismo de telegestão de todo o sistema, por meio de operação de crédito junto ao Banco do Brasil.

 

Até o momento, são mais de 40 avenidas, ruas e dispositivos contemplados com a instalação de lâmpadas de LED no município de Sorocaba. Como, por exemplo: Avenida Paraná; Rua Hermelino Matarazzo; Rua Comendador Oetterer; Avenida Ipanema, Rua Cel. Nogueira Padilha; Viaduto Fernando Dini; Viaduto Marcos Jacob; Avenida Itavuvu; Avenida Dom Aguirre; Avenida Antônio Silva Saladino; Avenida São Paulo; Rua Sadrac de Arruda; Avenida Prof. Flávio Fazano; primeiro trecho da Marginal do Córrego Itanguá (Avenida João Frate Neto); Avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes; Avenida Rudolf Dafferner e, na região central, as ruas São Bento, XV de Novembro, Monsenhor João Soares, da Penha, Dr. Álvaro Soares, Sete de Setembro, Dr. Boulevard Braguinha, Padre Luiz, Francisco Scarpa, Miranda de Azevedo e Cesário Motta; trecho da Estrada do Ipatinga; Parque Campolim; Avenida Antonio Bardella; Avenida Darci Carvalho Dafferner; Avenida Independência; Avenida Pirelli; Rua Bonifácio de Oliveira Cassú; Rua José Luiz Flaquer; Rua Hércules Franceschini; Rua Luiz Carlos Guerra; Rua Izaltino da Silva; Rua Flor de Carvalho; Rua Paulo Max Stan; Rua Bernardino de Camargo; Rua Alfredo Fernandes e Avenida Américo Figueiredo. Além disso, o Corredor Oeste do BRT receberá toda a iluminação em LED, abrangendo as avenidas General Carneiro, Armando Pannunzio e Américo Figueiredo, até o Jardim Ipiranga.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO