Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Nova Nota Fiscal Sorocabana vai melhorar desempenho e segurança do sistema para usuários

10 de janeiro de 2022 15:23

Por: Rose Campos


 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), apresentou, na manhã desta segunda-feira (10), o sistema da nova Nota Fiscal Sorocabana. A iniciativa ocorreu no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” e foi dirigida, especialmente, aos profissionais que atuam na área de Tecnologia da Informação (TI), de empresas que utilizam emissão de notas em lotes do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

A previsão é que o novo sistema entre em operação a partir do próximo dia 1 de fevereiro. Segundo a Sefaz, o dispositivo foi completamente atualizado e, entre as principais vantagens que trará estão: melhor usabilidade; aumento no desempenho, evitando lentidões; layout padronizado com a NFS-e nacional e simplificação nas rotinas do sistema, evitando, por exemplo, duplicação de notas fiscais.

Uma das novidades passa a ser a utilização do Recibo Provisório de Serviços (RPS) Síncrono, que permite resposta imediata no mesmo chamado. A ferramenta ganha mudança de linguagem de programação (passou de PHP para Java) e da atualização do manual, que será o 2.03, da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf). O link para acesso ao novo sistema já está disponível no site da Prefeitura (www.sorocaba.sp.gov.br).

“Até 2010, as notas ainda eram emitidas em papel. A partir daquele ano, foi adotada a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), que é o documento fiscal digital que substitui as tradicionais notas fiscais impressas de serviços. Trata-se de um sistema consolidado e bastante eficiente. Porém, a partir de novos desenvolvimentos tecnológicos e também do crescimento do número de usuários no município, concluímos que este é o momento adequado para fazer as inovações necessárias”, afirma Doingles Batista de Moraes, chefe de Divisão de Fiscalização de Tributos Mobiliários, da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Atualmente, o Município conta com 68.556 empresas autorizadas a emitir NFS-e, sendo que 51.288.129 procedimentos já foram realizados. O acesso ao sistema é realizado pelo endereço: www.issdigitalsod.com.br/nfse, para início do processo de emissão de notas fiscais, utilizando o serviço eletrônico.

Nos próximos dias 12 e 18 de janeiro, outras reuniões estão programadas, para que os demais contribuintes possam também se inteirar das atualizações. Não há necessidade de agendamento. Os eventos serão às 9h, também no Teatro Municipal, que fica na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, s/n, Alto da Boa Vista.

Mais informações podem ser obtidas com a Sefaz, pelo telefone (15) 3238-2266.

Fotos: Renata Giron – Secom

 

 


Saiba mais