Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Nove oficinas culturais on-line gratuitas recebem inscrições a partir desta sexta-feira (25)

24 de junho de 2021 16:26

Por: Mariana Campos


A população pode se inscrever, a partir desta sexta-feira (25), em nove oficinas culturais on-line gratuitas, que serão oferecidas no mês de julho pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secult). As aulas acontecerão, ao vivo, pela plataforma Zoom.

O intuito do programa é aproximar pessoas de diferentes faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço de trocas de conhecimentos e experiências artísticas.

Serão oferecidas as oficinas: Ouvindo o Cinema com os Olhos; As Bases de um Roteiro; Quando falamos sobre Mediação de Leitura sobre o que dialogamos?; Dobrar histórias: Origami e Narrativas; Poéticas de Si: Só para Mulheres; Marketing Digital – uma introdução; Level One Street Dance; Jogos Teatrais e a Experiência do Ensino; e Economia da Cultura, Economia Criativa e Economia Solidária – Articuladas podem promover o desenvolvimento socioeconômico local?

Sobre as oficinas

A oficina “Ouvindo o Cinema com os Olhos” acontecerá no dia 5 de julho, das 18h às 20h, sob a coordenação de Reynaldo Leite, e será voltada ao público em geral. Na atividade, os participantes vão conhecer mais sobre a trilha sonora, um dos elementos do cinema que permite identificar, por meio de ritmos e melodias, o que aquela narrativa pretende retratar nas salas de cinema, causando efeito, impacto psicológico e permitindo ao público vivenciar o momento de forma única. As inscrições poderão ser feitas pelo link: https://forms.gle/UTvZVKTSGi1cSXPL7, até o preenchimento das 100 vagas oferecidas.

No dia 7 de julho, das 18h às 21h, a população poderá participar da oficina “As Bases de um Roteiro”, com Romeu Di Sessa. A ideia é mostrar quais são os elementos principais de uma trama, quais as peças que montam uma história, sem as quais nenhuma ideia se sustenta. O palestrante dará um plano geral sobre tópicos da linguagem, como: premissa/tema/temática, estrutura em três atos, midpoint, clímax e resolução, métrica, entre outros. Os interessados poderão se inscrever pelo link: https://forms.gle/DDtCY7JvJqUiWDry6, até o preenchimento das 50 vagas oferecidas.

Outra oficina será “Quando falamos sobre Mediação de Leitura sobre o que dialogamos?”, com Penélope Martins e mediação de Felínio Freitas, no dia 14 de julho, das 18h às 20h. Realizar mediação de leitura é criar ponte entre livros e leitores. O intuito da oficina é tratar sobre quais os processos envolvidos na mediação de uma obra literária, qual a relação entre as escolhas éticas, estéticas, afetivas e políticas envolvidas num processo de mediação, entre outros assuntos. Serão oferecidas 100 vagas e as inscrições poderão ser feitas pelo link: https://forms.gle/VSLg9uTkC9Arfbn3A.

Outra opção é a oficina “Dobrar histórias: Origami e Narrativas”, com Marcio Grou, quer será realizada no dia 16 de julho, das 14h às 16h, voltada a professores, educadores e interessados em geral, a partir dos 16 anos. A ideia da atividade é ampliar o conhecimento do público nesta técnica transdisciplinar e pedagógica no incentivo à leitura, narração de histórias e artes manuais. A inscrição poderá ser feita pelo link: https://forms.gle/nc9ePgATzJd42Vdv5.

Já nos dias 19, 21, 26 e 28 de julho, das 18h às 20h, ocorre a oficina “Poéticas de Si: Só para Mulheres”, com Erica Cunha, voltada às mulheres cis ou trans. Na atividade pretende-se tratar do melhor método de autocuidado, a partir das práticas experimentadas, que poderá auxiliar a mesma no cotidiano. As inscrições poderão ser feitas até o dia 11 de julho, pelo link: https://forms.gle/SQaq5Jn5i5GSdnVU6. Serão oferecidas 20 vagas e a seleção se dará por análise da ficha de inscrição.

Pessoas com idade a partir de 16 anos poderão se inscrever para a oficina “Marketing Digital – uma introdução”, sob a coordenação de Ju Dias. Os participantes serão organizados em três grupos: Turma A (com aulas nos dias 20 e 22 de julho, das 14h às 16h), Turma B (dias 21 e 23 de julho, das 10h às 12h) e Turma C (dias 26 e 28 de julho, das 14h às 16h). O objetivo é apresentar as principais redes sociais e suas ferramentas, ajudar a criar ou melhorar o perfil “comercial” de artistas e coletivos, bem como utilizá-las de forma estratégica, aumentando o engajamento com o seu público, de forma clara, simples e econômica. As inscrições poderão ser feitas até dia 11 de julho, pelo link: https://forms.gle/tp6MXQQgHSfHdthu7. Serão oferecidas 30 vagas por turma e a seleção se dará por análise da ficha de inscrição.

Nos dias 20, 22, 27 e 29 de julho, 14h às 16h, o público com idade a partir de 16 anos poderá participar da oficina “Level One Street Dance”, com Matheus Mira. A atividade abordará as expressões corporais que deram origem às linguagens da dança, a partir das nomenclaturas e contextos históricos, como o Hip Hop, popping e house dance. As inscrições poderão ser feitas até o dia 11 de julho, pelo link: https://forms.gle/oAd6dX8ArCCr5Dzs6. Serão oferecidas 50 vagas e a seleção será feita por análise da ficha de inscrição.

Outra opção é a oficina “Economia da Cultura, Economia Criativa e Economia Solidária – Articuladas podem promover o desenvolvimento socioeconômico local?”, que ocorrerá no dia 21 de julho, das 18h às 20h, sob a coordenação de William Retamiro. O público-alvo serão integrantes e participantes de coletivos culturais e afins, gestores públicos, representantes da sociedade civil, estudantes de nível médio e superior, além de demais interessados no tema. Serão oferecidas 100 vagas e as inscrições poderão ser feitas pelo link: https://forms.gle/szrkG7CWZ66TdqzP9.

Por fim, no dia 28 de julho, das 18h às 21h, será realizado o workshop “Jogos Teatrais e a Experiência do Ensino”, com Carla Marco, voltada a educadores e interessados em geral. A proposta é apresentar o Jogo Teatral como ferramenta de humanização do ensino formal (on-line ou presencial). As inscrições poderão ser feitas pelo link: https://forms.gle/yGP2HpfT1vKZMExw9. Serão oferecidas 50 vagas.

Mais informações sobre as oficinas podem ser obtidas no site: http://poiesis.org.br/maiscultura, pelo e-mail: interioronline@oficinasculturais.org.br ou, ainda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone da Escola de Cultura e Artes “Ettore Marangoni”: (15) 3202. 5003.

Foto: Pixabay


Saiba mais