O Parque Tecnológico de Sorocaba será sede do Fórum Regional de Cidades Inteligentes que acontece no próximo dia 29

20 de fevereiro de 2024 18:07

Por: Marcelo Andrade e Rose Campos


     Foto: Divulgação/Secom

Sorocaba será sede do Fórum Regional de Cidades Inteligentes – Resilientes e Sustentáveis, que acontece no próximo 29, das 10h às 17h, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). O evento, organizado pela Smart City Business America, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio do PTS, e com a parceria do Governo do Estado, por meio da Agência Desenvolve SP, deverá reunir prefeitos e secretários municipais de toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e terá a participação do vice-governador, Felício Ramuth, além do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima, sendo recepcionados pelo prefeito de Sorocaba.

Está programada uma série de palestras e painéis, com especialistas em diversas áreas ligadas ao tema, que irão discutir e apresentar um conjunto de iniciativas orientadas ao desenvolvimento da gestão da cidade, com foco na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e no aumento da equidade social, tendo a tecnologia e a inovação como principais fatores das soluções inteligentes.

De acordo com a programação, a primeira palestra terá como tema “As ondas de inovação e a nova revolução tecnológica impactando as Cidades”, com o Prof. Dr. Marcelo Graglia, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima, irá proferir a palestra “Como o Governo de São Paulo define as políticas públicas para o tema Cidades Inteligentes”.

Logo na sequência haverá um painel, tendo como foco “As soluções municipais já aplicadas na questão de inovações tecnológicas”, com a apresentação de três cases de sucesso.

O presidente da Desenvolve SP, Ricardo Brito, será o responsável pela apresentação de outro painel que, por sua vez, abordará modelos de financiamento de projetos de Cidades Inteligentes, voltados para a contratação de serviços em tecnologia.

E o vice-presidente do Instituto Smart City Business America (ISCBA), Lívio Giosa, apresentará a última palestra do evento, abordando o tema “Relato dos Resultados da Pesquisa: a parceria ISCBA e o CECI para a geração de conteúdo e conhecimento em ‘Cidades Inteligentes’”.

O Parque Tecnológico de Sorocaba está localizado na Avenida Itavuvu, 11.777, no Distrito Industrial Norte. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 99985-9923.


Saiba mais