Obras do Corredor Oeste do sistema BRT entram na fase final e Terminal Ipiranga passa por testes

5 de janeiro de 2024 18:42

Por: Eduardo Santinon


Fotos: Marcel Herrera e BRT Sorocaba

 

Novo trecho ganhará 47 novos ônibus modernos e vai atender mais de 45 mil sorocabanos por dia.

As obras do Corredor Estrutural Oeste, terceiro e último trecho do sistema Bus Rapid Transit (BRT), estão avançadas e chegaram à etapa final, sendo que 84,7% do projeto já estão concluídos. As intervenções estão a cargo da empresa BRT Sorocaba, sob o gerenciamento da Urbes – Trânsito e Transportes, empresa pública ligada à Prefeitura de Sorocaba. Inclusive, nesta sexta-feira (5) ocorreram os testes de manobra e circulação com ônibus no novo Terminal Ipiranga, na Zona Oeste.

A previsão é que as todas as obras do novo corredor, iniciadas em abril de 2023, estejam finalizadas e com o sistema operando neste semestre deste ano, conforme previsto no cronograma de trabalhos. Os pontos de paradas em concreto rígido em todas nas ruas e avenidas estão finalizados, assim como os abrigos e calçadas.

No momento, resta finalizar o pavimento flexível das avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio e das Ruas Dr. Américo Figueiredo e Benedito Ferreira Telles. Por último, será providenciada a instalação dos equipamentos de tecnologia de informação, como painéis, câmeras, rede de internet sem fio e catracas.

Vale lembrar que todas as vias que englobam o novo Corredor Oeste do BRT também estão sendo totalmente recuperadas, sinalizadas e equipadas com iluminação pública em LED, representando uma grande melhoria para moradores e comerciantes da região.  Uma equipe da Prefeitura de Sorocaba vistoriou as obras do novo Terminal Ipiranga, nesta sexta-feira, acompanhada do diretor de relações institucionais da BRT Sorocaba, do Gustavo Barata.

As intervenções são executadas por trechos, por equipes em diferentes locais, consecutivamente, para impactar o mínimo possível o fluxo nas vias, além do dia a dia nos arredores. Ou seja, a cada etapa finalizada, uma nova frente de trabalho é aberta.

No binário que abrange as Ruas Américo Figueiredo e Benedito F. Telles são nove pontos de parada e nove passeios públicos em concreto, com acessibilidade para deficientes. Na Avenida General Carneiro são mais 11 paradas e 11 passeios públicos também adaptados, além de 14 paradas na Avenida Dr. Armando Pannunzio e 14 passeios públicos acessíveis. Há, ainda, a Estação de Conexão Santa Cruz, que abrange uma parada, uma plataforma de conexão e dois passeios públicos.

 

Novos terminais e testes

As obras civis do Miniterminal Tatiana estão concluídas. A unidade está localizada no extremo da Zona Oeste, vai operar como Estação de Integração e é constituída por abrigo de conexão (destinado às linhas alimentadoras) e abrigo convencional em estrutura metálica, com área coberta, além da estação principal do BRT (executada em estrutura metálica sobre estrutura de concreto) e de um edifício que funcionará como casa de apoio aos motoristas.

Ao passo que a construção do Terminal Ipiranga está em fase de acabamento final. A cobertura metálica principal protege as duas plataformas de embarque e desembarque de passageiros, e parte do passeio público do parque. Também há um edifício de apoio, para abrigar áreas de uso público e operação do sistema, como bilheteria, setor administrativo, depósito, sala de motoristas e fiscais e vestiário de funcionários.

Os testes de manobra e circulação com ônibus foram feitos nesta sexta-feira (4) com quatro veículos, sendo dois articulados e dois com tecnologia Padron. Eles servem para análise do alinhamento dos carros na plataforma, altura do piso com a plataforma, tempos de parada e partida, locais de embarque e desembarque, além do raio de giro das manobras de operação no interior do terminal.

Conforme a Urbes, esses testes são importantes para os ajustes finais na programação das linhas, que serão totalmente reformuladas na região, tendo funcionamento semelhante aos já inaugurados terminais BRT do Vitória Régia e São Bento.

 

Sistema BRT Sorocaba

O Corredor Estrutural Oeste do BRT possui uma extensão de 18,8 quilômetros, 35 pontos de paradas, todos já concluídos, e compreende as avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, com ligação pelas ruas Américo Figueiredo e Benedito Ferreira Teles, até o Terminal Ipiranga. O novo corredor concluirá o eixo Leste-Oeste da operação e, assim, completando todos os oito corredores estruturais do sistema BRT em Sorocaba.

A meta é ativar esse trecho o quanto antes, colocando os ônibus a serviço do passageiro já no começo de abril. Desde modo, a população terá acesso a esse corredor, que  atenderá a mais 45 mil sorocabanos todos os dias. A Zona Oeste ganhará 47 novos ônibus modernos e equipados com Wi-Fi, tomadas USB, ar-condicionado e câmeras.


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