Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Operação Plano Verão 2021/2022 começa a vigorar nesta quarta-feira (1)

1 de dezembro de 2021 17:36

Por: Michelle Alves


A Defesa Civil de Sorocaba iniciou, na manhã desta quarta-feira (1), a Operação Plano Verão 2021/2022. Com base no Decreto Estadual nº 42.565, de 1 de dezembro de 1997, as ações começam em 1 de dezembro de 2021 e têm término previsto para 31 de março de 2022, seguindo as orientações da Casa Militar do Governo do Estado de SP, podendo ser prorrogadas em conformidade com o Decreto Municipal nº 15.277, de 22 de novembro de 2021.

Uma reunião aconteceu na manhã desta quarta, no auditório da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), onde representantes de todos os órgãos municipais mobilizados pela operação foram recebidos. Todas essas equipes estão à disposição até o final do período do Plano Verão, sendo coordenadas pela Defesa Civil de Sorocaba, incluindo os parceiros CPFL Piratininga, Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Nudec’s (Núcleos de Defesa Civil), Corpo de Bombeiros, Jeep Clube e Tiro de Guerra.

A iniciativa visa gerar ações preventivas e mitigadoras, além de auxiliar no estoque de materiais necessários, para atender socialmente famílias que, porventura, sejam afligidas por eventuais casos de calamidades naturais. São materiais, tais como: cestas básicas, colchões, água potável, dentre outros. As atividades também contam com o apoio do Saae/Sorocaba e da Urbes – Trânsito e Transportes.

Atualmente, a Defesa Civil monitora permanentemente 88 pontos sensíveis a alagamentos e deslizamentos e reforça que é muito importante a participação popular para prevenir incidentes nesta época de muitas chuvas. Cada cidadão pode acionar os órgãos competentes (confira os telefones, abaixo).

Outro suporte importante para o Plano Verão vem dos dois kits de equipamentos recebidos pela Defesa Civil no último mês, por meio de emendas parlamentares dos deputados estaduais Danilo Balas e Douglas Garcia. Esses kits contam com dois veículos pick-up Fiat Strada 0 km, dois botes infláveis, equipamentos de combate a incêndio, tendas, geradores elétricos, motosserras e conjuntos de holofotes.

“A partir deste momento, a Defesa Civil somos todos nós. Todos aqui poderão ser contatados para auxiliar em eventuais momentos de necessidade, de acordo com os planos preventivos e emergenciais de cada secretaria ou órgão municipal. Esperamos não precisar, mas contamos com todos os representantes para que o Plano Verão cumpra seu propósito”, afirma Fábio Camargo, coordenador da Defesa Civil.

“O Plano Verão busca união, organização e protocolos de atuação, de todas as forças de proteção do cidadão sorocabano, desde o Comandante do Corpo de Bombeiros até o agente de Defesa Civil, que estarão preparados para atuação imediata, numa possível eventualidade. Busca, também, a realização de medidas preventivas, como roçagem, podas, limpeza de bocas de lobo, preparação de viaturas e equipamentos, todas as providências para prevenir crises e, na ocorrência destas, mitigar da forma mais eficaz. Dessa forma, contamos com todos os sorocabanos, se engajando nessas ações e protegendo a nossa cidade”, conclui o Coronel Vitor Gusmão, secretário de Segurança Urbana.

Situações de emergência podem ser comunicadas pelos telefones 199 (Defesa Civil e Guarda Civil Municipal); 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar), todos com Plantão 24 horas.

Fotos: Michelle Alves – Secom/Divulgação


Saiba mais