Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Outras atividades também recheiam a programação comemorativa do Dia das Crianças em Sorocaba

7 de outubro de 2021 19:33

Por: Mariana Campos


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), preparou outras atividades especiais e gratuitas para celebrar o Dia das Crianças (12 de outubro) na cidade, a partir desta sexta-feira (8). A programação ocorrerá na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Parque dos Espanhóis e na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”.


Nesta sexta-feira (8), das 13h às 16h, acontecerá a atividade de troca de gibis e livros infantis na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. Já, às 15h, o público poderá prestigiar uma contação de histórias, com as educadoras Jussara Person e Soraia Uno, sobre a faminta cobra Clotilde, uma jiboia que passa por “poucas e boas” nas inúmeras tentativas de abocanhar um coelho. O livro “Clotilde”, que faz o maior sucesso entre as crianças, é escrito pelas duas educadoras.


Já, no dia 15 de outubro, às 15h, a Biblioteca Municipal terá outra atividade voltada ao público infantil, com Andréa Castro de Melo, do projeto História de Criança. A educadora vai contar duas histórias criadas pelas próprias filhas: “A menina que sonhava”, de Mariana Castro de Manente, uma autobiografia de um sonho real, e “O unicórnio que voa sem asas”, de Manuela Castro de Manente, que fala sobre um unicórnio que queria voar, mas não tinha asas e realizou esse sonho por meio do mundo da imaginação.


Todos os participantes deverão usar máscara protetora e respeitar o distanciamento social. Também será disponibilizado álcool em gel no local. A Biblioteca Municipal está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3228-1955.

Parque dos Espanhóis


A Secretaria da Cultura também promoverá, na próxima terça-feira (12), das 8h às 16h, atividades gratuitas voltadas a toda a família no Parque dos Espanhóis, localizado na Vila Assis. A programação celebrará o Dia das Crianças e também os 13 anos de existência do parque, inaugurado em 12 de outubro de 2008.


Às 9h, terá apresentação da Orquestra de Violas “Zé Franco”. Na sequência, às 10h, o grupo Ohana Guerreira fará uma roda de capoeira. Às 11h, o público poderá conferir uma atração da Casa de España. A programação contará, ainda, com uma exposição de quadros dos alunos da oficina de artes plásticas da Escola de Arte e Cultura “Ettore Marangoni”, a partir das 8h.


O Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves) também participará da programação com uma atividade de Educação Ambiental. Das 8h às 12h, os integrantes do grupo vão expor alguns materiais utilizados na prática de observação de aves, como livros e guias de aves, binóculos, gravadores e câmeras fotográficas. O Coaves também levará ninhos de algumas espécies de aves para mostrar os presentes e falar sobre suas características. Antes disso, às 7h, integrantes do Clube farão uma observação de aves no Parque dos Espanhóis.


Já, à tarde, 14h, terá aulas de Break/Popping, com o B.Boy Derek (100% Black) e, às 14h40, aula aberta de Axé, com o professor Foguinho (Black Swing). Outra atividade será a Pintura Solidária, que ocorrerá das 12h às 16h. O público infantil também terá acesso a um espaço recreativo, com pebolim, tênis de mesa, xadrez gigante e voleibol. Além disso, haverá a doação de livros no local.


O Parque dos Espanhóis recebeu este nome em homenagem aos imigrantes espanhóis, que compõem a maioria dos habitantes do bairro, e está localizado na Rua Campos Sales, s/n, na Vila Assis.

Biblioteca Infantil


Outro espaço que receberá atividades do Dia das Crianças será a Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. Na próxima semana, nos dias 14, 15 e 16 de outubro, o espaço oferecerá uma programação gratuita, com apresentação de teatro de bonecos, contação de histórias e show de mágica.


Na quinta-feira (14), às 10h30 e às 14h, as crianças poderão prestigiar uma contação de histórias, com as educadoras Jussara Person e Soraia Uno. Elas apresentarão as histórias de Clotilde e de Honório, do livro “Clotilde”, escrito pelas próprias educadoras. O conto é o resultado das vivências das professoras que trabalham com educação infantil há mais de 30 anos.


Na sexta-feira (15), às 15h, será a vez do ator e arte-educador Júlio César Scandolo apresentar a história “O Papagaio Leitor e a Menina Viajante”, explorando o universo mágico do teatro de bonecos.

O artista desenvolve, há mais de 15 anos, suas atividades de contador de histórias, utilizando os recursos do teatro de animação, a partir de textos já existentes ou por ele criados. Confecciona seus bonecos, cenografia e todos os recursos necessários para contar a história, com muita sensibilidade e no ritmo que permita que as crianças interajam com a narrativa.

Para encerrar, no sábado (16), às 15h, o público infantil poderá conferir um show de mágica, com os artistas Augusto Torrine e Niany Nicoley, que atuaram em diversas apresentações e integram a Associação de Mágicos de Sorocaba.


A Secretaria da Cultura ressalta que todos deverão seguir os protocolos sanitários preventivos à Covid-19, como uso de máscara protetora e álcool em gel.


A apresentação tem vagas limitadas, por isto é necessário que os pais ou responsáveis reservem os lugares, antecipadamente, pelo telefone: (15) 3231-5723. A Biblioteca Infantil está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Saiba mais