Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Paço Municipal de Sorocaba terá programação gratuita para celebrar o Dia das Crianças

29 de setembro de 2022 12:09

Por: Mariana Campos


As famílias sorocabanas estão convidadas a participar gratuitamente, no dia 12 de outubro, das 9h às 16h, de uma grande festa para celebrar o Dia das Crianças (12 de outubro), no Paço Municipal, no Alto da Boa Vista. O evento festivo contará com espetáculos de música, teatro, contação de história, apresentação circense, gincana, entre muitas outras atrações especiais.

Elaborada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Governo (Segov) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), com o apoio das demais secretarias municipais e do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), a programação tem como objetivo oferecer um dia alegre e agradável a todos, especialmente às crianças, promovendo diversão aliada à cultura, ao esporte e ao lazer, permitindo que os munícipes tenham contato com atividades culturais, esportivas e de recreação, de forma leve e descontraída, ao mesmo tempo em que aproveitam esse dia em família.

“Preparamos com muito carinho essa grande festa para celebrar o Dia das Crianças. Serão atrações variadas, ao ar livre, para que as famílias possam aproveitar esta data de uma maneira muito especial”, destaca o prefeito Rodrigo Manga. O evento contará com dois palcos destinados às atrações culturais, bem como o Teatro de Arena do Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV).

A abertura oficial da festa do Dia das Crianças será às 10h, no Palco Principal do evento. Em seguida, às 10h30, a Cia. Tempo de Brincar apresentará o espetáculo “Cantos de Assombração”, que trata, por exemplo, do mistério da vida e da morte e do medo e da coragem, com personagens e mitos em histórias cantadas, como “Boi da cara preta” e as “Caveiras”. Já, às 14h, terá a apresentação dos super-heróis mais queridos da garotada, como Capitão América, Homem-Aranha, Batman, Super-Homem e Homem de Ferro. Já, às 15h, o público poderá conferir uma apresentação musical inspirada no filme “Encanto”, da Disney.

No segundo palco, a programação contará com a contação de histórias, “Clotilde” e “Honório”, com as escritoras Soraia Uno e Jussara Person, às 9h30. Ao meio-dia, será a vez da equipe da Urbes apresentar a peça teatral “Deu ruim no trânsito”, de forma lúdica e divertida. Já, a Secretaria de Cultura (Secult) realizará, às 13h, uma gincana com a garotada.

No Teatro de Arena do Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), às 14h30, o Palhaço Fusquinha apresentará o espetáculo “Ôtovinu!”, que terá números cômicos, virtuosos e picaretas, como malabarismo, ilusões, acrobacias e palhaçadas, com muita interação com o público. Com incrementada sonoplastia e música, é um espetáculo voltado para toda a família, principalmente às crianças.

A festa no Paço Municipal também contará com outras atrações especiais espalhadas pelo local, como atividades da Associação Cultural Pintura Solidária (das 9h às 12h30), pintura facial e perna de pau, além de diversos brinquedos infláveis, como castelo de bolinha, cama elástica e tobogã à disposição das crianças.

A Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) vai oferecer, durante todo o dia, oficinas esportivas de minibasquete, minifutebol, badminsgton, bambolê, cordas e Espaço Kids. A Secretaria de Cultura, por sua vez, comandará as atividades recreativas, como gibiteca, brinquedoteca, pebolim e tênis de mesa.

A Secretaria da Educação (Sedu) levará a “Carreta Literária”, que é uma biblioteca itinerante, além de jogos de pintar para a garotada. A Secretaria da Saúde (SES) ofertará serviço de auriculoterapia, oficinas de escultura de balões e de brinquedos recicláveis, além de teatro infantil. A Divisão de Zoonoses da SES também levará uma exposição sobre prevenção à dengue e outras doenças, além do “mosquitão” inflável, que costuma chamar a atenção dos pequenos.

As crianças e os adolescentes terão à disposição, ainda, o ônibus do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), com oficinas e uma exposição tecnológica. Outras atrações serão a feira de adoção de cães e gatos, do programa municipal “D + uma chance, adote uma vida!”, da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), e o cão terapeuta da Guarda Civil Municipal (GCM).

O Paço Municipal está localizado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista. Acompanhe a programação completa nas redes sociais e demais canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Sorocaba.


Saiba mais