Paço Municipal é utilizado em treinamento de salvamento em altura do Corpo de Bombeiros de Sorocaba

6 de janeiro de 2023 17:11

Por: Michelle Alves


 

O Paço Municipal, sede da Prefeitura de Sorocaba, foi cedido ao Corpo de Bombeiros para a realização de um treinamento de salvamento em altura, na manhã desta sexta-feira (6). A uma altura aproximada de 30 metros, os bombeiros desceram o prédio do Paço, utilizando a modalidade Rapel, com cordas devidamente instaladas no quinto andar do edifício.

Acompanhados de servidores da Secretaria de Administração (Sead), que cuidam da zeladoria do Paço, os bombeiros fizeram a vistoria de todos os equipamentos a serem utilizados, instalaram as cordas e outros itens utilizados na descida de Rapel, com o objetivo de treinar o procedimento para casos de emergência em alturas.

“Para a Prefeitura de Sorocaba, é muito importante poder contribuir com esse treinamento essencial do Corpo de Bombeiros, que visa salvar vidas em alturas, para o qual disponibilizamos as instalações do prédio do Paço”, diz a secretária de Gabinete Central, Samyra Toledo.

Os responsáveis explicaram detalhes sobre o treinamento. “A instrução de Rapel serve para habilitar a tropa e fornecer o conhecimento necessário sobre os materiais utilizados e testar todos os equipamentos. Além disso, diariamente, os Bombeiros treinam nos quartéis, praticando vários exercícios físicos”, observa o Tenente Herick Andrade.

Já, o Capitão Cleber do Vale, Comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros de Sorocaba, conta que reuniu os cinco Quartéis da cidade, somando cerca de 30 profissionais no local. “Não é fácil fazer um treinamento, como este, porque requer uma estrutura alta, como a da sede da Prefeitura. Assim, aproveitamos a data de hoje e trouxemos os Bombeiros de Sorocaba que estão em serviço. Fazendo o Rapel, é possível reviver essa questão da altura, que não é comum, mas é muito importante para, quando eventualmente surgir alguma ocorrência, estarmos todos prontos para atender”, conclui.

Fotos: Michelle Alves – Secom


Saiba mais