Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Palestras e teatros em escolas são destaques de junho da programação educativa de trânsito da Semob

31 de maio de 2022 19:07

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

A campanha “Maio Amarelo”, de prevenção a acidentes de trânsito, terminou, mas as ações educativas realizadas pela Secretaria de Mobilidade (Semob)não param. A partir desta terça-feira (1/6), tem início o calendário de junho e estão programadas mais 42 atividades no total, que trabalham 13 temáticas diferentes, em pontos e locais estratégicos da cidade. Os destaques ficarão por conta das 14 palestras e apresentações teatrais, agendadas, sobretudo, para grupos de profissionais em empresas e estudantes de escolas da cidade.

“A atividades ocorrem dia a dia. A receptividade do público tem sido muito positiva em cada uma das ações de conscientização. Nosso foco é trabalhar a possibilidade de mudança de valores, comportamento e atitudes, como forma de minimizar acidentes no trânsito”, aponta a gerente de Educação para o Trânsito, Cibele Soares.

As palestras têm como temática a “Educação para o Trânsito” e ocorrerão para grupos de funcionários do Hospital Gpaci (dias 1 e 2), da empresa Flash Engenharia (dia 7) e para colaboradores que atuam no Senac (dia 8). A iniciativa é ministrada por agentes de trânsito da Urbes e tem duração de aproximadamente 50 minutos.

Em contrapartida, a peça teatral “Xô, acidentes” tem conteúdo mais lúdico e é voltada às crianças. Haverá apresentações no Espaço Criança (dia 6), na Associação Crianças de Belém (dia 7), no Centro de Educação Infantil (CEI-xx) “Professora Sônia Aparecida Machado” (dia 14), CEI-62 “Antonio Simon Sola Monsenhor” (dia 21), CEI-63 “Reynaldo D’alessandro” (dia 23) e CEI-83 “Carmem Rodrigues Saker” (dia 24).

“A agenda de palestras e teatros para junho está completa, mas já estamos recebendo as solicitações para datas a partir de julho”, adianta Cibele. O pedido deve ser feito por meio do site da Urbes (https://www.urbes.com.br/), clicando em “Ouvidoria” e, depois, em “Educação para o Trânsito”. Navegando em “Abrir Manifestação”, é possível ter acesso ao formulário para preenchimento.

 

Outras ações educativas

A Semob ainda programa ações para públicos específicos, como motociclistas, pedestres, motoristas e ciclistas, como forma de conscientizar sobre assuntos importantes, a exemplo de: limite de velocidade, uso proibido do celular ao volante, travessia na faixa de pedestres e a combinação imprudente e perigosa do álcool com a direção.

Nesta quarta-feira (dia 1), das 9h às 11h, na Praça Lions, tem “Pit Stop – Limite de Velocidade” e, na quinta (2), no mesmo horário, “Motociclista Seguro”, na Avenida Afonso Vergueiro com a Avenida General Osório, além de “Motociclista – Entrega Segura”, das 13h30 às 15h30, no cruzamento das ruas Souza Pereira e Álvaro Soares. O objetivo é alertar sobre os riscos do excesso de velocidade no trânsito.

Ainda nesta semana, tem as ações “Álcool x Direção”, das 13h30 às 15h30, na Praça Dom Tadeu Strunck, e “Trânsito Seguro – Sinalize, dê seta!”, das 18h às 19h, na Avenida Armando Pannunzio. Entre outras atividades programadas para junho estão previstas: “Faixa Víva”, “Celular – Emojis”, mais as blitze educativas “Limite de velocidade”, “Ciclista x Motorista”, “Mais respeito, menos infrações” e “Vagas preferenciais”.

 

Balanço “Maio Amarelo”

A campanha “Maio Amarelo” é realizada anualmente, com base em resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), com o propósito de chamar a atenção dos cidadãos sobre a necessidade de todos os agentes que compõem a mobilidade urbana agirem de forma preventiva, tornando o trânsito cada vez mais seguro.

Neste ano, a ação teve como lema: “Juntos salvamos vidas” e a Urbes realizou 45 ações educativas ao longo do mês de maio. Ao todo, cerca de 10.500 pessoas foram impactadas nas ações de trânsito, como blitze, intervenções de comunicação visual em faixas de pedestres e cruzamentos. Já, as palestras dirigidas, realizadas nas empresas e instituições, atingiram um público de 119 pessoas, enquanto as apresentações teatrais em escolas, 131 alunos.

Acompanhe o calendário completo de ações educativas da Semob, para o mês de junho, nas artes, abaixo, e também nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba: @prefeituradesorocaba.

 


Saiba mais