Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Parceria Prefeitura, Secid e Sebrae leva cursos de capacitação e gestão em empreendedorismo para unidades do CRAS

22 de setembro de 2021 19:45

Por: Rose Campos


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), passa a ofercer, nas unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), vários cursos de capacitação profissional, com foco em gestão de empreendedorismo.


São cursos cuja funcionalidade se mostra ainda mais relevante em um momento como este, quando, em razão da pandemia, cresceu o número de pessoas que estão investindo em novos negócios e no empreendedorismo individual.


“O objetivo dos cursos é trabalhar a inclusão produtiva, proporcionando mais oportunidades de trabalho para aqueles que precisam. Vemos que muitas pessoas iniciaram seus próprios negócios, mas uma grande parte delas não consegue ganhar mercado. Por isso, concluímos que não basta conhecimento técnico. É preciso incluir também noções de gestão. Por exemplo, alguém que oferece o serviço de unhas artísticas pode saber fazer muito bem essa atividade, mas precisa também de aulas sobre administração financeira e marketing, precisa aprender a precificar e a vender melhor sua força de trabalho”, detalha Beth Proença Bonilha, analista de Negócios do Sebrae Sorocaba.


Atualmente, das empresas que abrem no país, 54% conseguem superar os dois primeiros anos de funcionamento. Praticamente a metade (46%) fecha antes de completar esse período. A partir daí, o índice de falência é crescente a cada ano. O preparo profissional oferecido, agora, com a parceria Secid e Sebrae busca contornar essas dificuldades, oferecendo suporte aos novos empreendedores.


Outro aspecto essencial dos cursos é mudar a visão equivocada que muitos têm do seu próprio trabalho. “É comum recebermos pessoas que dizem ‘eu faço bico como manicure’, ou como boleira, pedreiro ou qualquer outra atividade, sem conseguir encarar seu trabalho como uma profissão. E outros que, quando a gente pergunta se tem uma empresa aberta, respondem que não, ‘só tenho MEI’, sem se dar conta de que já estão empreendendo. Queremos ajudar a mudar essa atitude, valorizando esses profissionais”, acrescenta Beth.


“Além de oferecer esses novos cursos, vimos o quanto é importante que estejamos sempre próximos dessa grande parcela da população, que busca uma oportunidade de trabalho. Levar esses cursos para as unidades do CRAS torna viável a participação de mais pessoas e proporciona, de forma gratuita, um conhecimento que, certamente, fará a diferença no sucesso desses novos negócios. O nosso objetivo, ainda, é expandir essa parceria com o Sebrae, oferecendo novos cursos futuramente”, conclui o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.


Os cursos têm início em outubro, em várias datas e horários, e abordam diferentes temas, tais como: especialização na produção de brigadeiro gourmet, realização de unhas artísticas e aromaterapia, entre outros. As vagas são limitadas. Todos os cursos são presenciais e incluem a parte técnica e de gestão, variando a carga horária. Para saber quais cursos estão disponíveis próximo a você, entre em contato com as unidades do CRAS:

CRAS Ana Paula Eleutério (15) 3226-4687
CRAS Aparecidinha (15) 3325-3956
CRAS Cajuru (15) 3233-2928
CRAS Ipiranga (15) 3202-8138
CRAS Vitória Régia (15) 3226-1646


Saiba mais