Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Pessoas em situação de rua já buscam equipamentos públicos e maioria dos acolhidos acessou voluntariamente o Centro de Triagem

9 de outubro de 2021 12:12

Por: Rose Campos


 

Embora o programa “HumanizAção” continue tendo operações diárias em vários pontos da cidade, a maioria das pessoas em situação de rua já busca voluntariamente os equipamentos públicos municipais. Foi o que aconteceu na noite desta sexta-feira (8), quando, de um total de 25 pessoas atendidas socialmente, 15 acessaram o Centro de Triagem, local onde é oferecida uma série de serviços, inclusive orientação para o trabalho e emissão de segunda via de documentos.

As pessoas acolhidas são levadas ao Serviço de Obras Sociais (SOS), onde recebem também refeição completa, cuidados de higiene, roupas limpas e pernoite. As equipes do “HumanizAção” percorreram os seguintes locais na sexta-feira: Praça Cel. Fernando Prestes, Praça Frei Baraúna e Rodoviária, além do Centro de Triagem.

“Nosso trabalho é constante e nos dirigimos a todos os locais onde estejam pessoas necessitando desse auxílio. Por isso, é muito importante a colaboração da população, que pode nos informar a ocorrência de pessoas em situação de rua”, afirma o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.

Integram as ações do programa “HumanizAção” equipes da Controladoria Geral do Município, da Secretaria da Cidadania (Secid) e do SOS, com o essencial apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.

A população também pode participar, informando às equipes eventuais locais em que estejam pessoas em situação de rua. Para isso, basta contatar o telefone: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) ou (15) 3212-6900 (Secid).

Além disso, quem desejar doar alimentos não perecíveis pode entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.

 


Saiba mais