Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Planetário e oficinas educativas são atrações do Dia das Crianças no Parque Tecnológico de Sorocaba

12 de outubro de 2021 16:35

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)



O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) foi um dos sete pontos da cidade que sediaram festas, nesta terça-feira de Dia das Crianças (12), promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e diversas secretarias envolvidas. Nas três horas de eventos no PTS, houve diversões gratuitas para toda a família, com destaque para o planetário móvel montado no auditório e para as oficinas tecnológicas.

As atividades ocorreram das 10h às 13h, com a participação e o apoio de equipes das startups residentes no PTS e de instituições parceiras. Houve a distribuição de 3 mil cachorros quentes, 2,5 mil refrigerantes, 2 mil sorvetes, além de doces, pipoca e algodão-doce. Do lado externo das instalações do PTS, houve brincadeiras com infláveis, música, demonstração do caminhão do Corpo de Bombeiros, equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) e oficinas de grafitagem, judô, robótica e confecção de foguetes de garrafas PET, que fizeram a alegria de crianças e adultos.

O prefeito Rodrigo Manga, acompanhado da primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato, prestigiaram a festa, que contou também com a presença do presidente do PTS, Nelson Calcellara; do diretor executivo da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba (Inova), empresa prestadora de serviço para o Parque Tecnológico, André Santos; mais os secretários municipais Samyra Toledo (Governo – Segov); Fausto Bossolo (Administração – Sead); Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim); Fernanda Burattini (Comunicação – Secom); Paulo Henrique Marcelo (Planejamento – Seplan); Robson Coivo (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo – Sedettur); o chefe de Gabinete; André Moron; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; e o vereador Cícero João.

“É muito bonito chegar aqui e ver esse local repleto de famílias e todo mundo se divertindo”, disse o prefeito. Ele aproveitou para anunciar que, nos dias 25, 26, 27 e 28 de outubro, o PTS será sede de um Megafeirão de Empregos, com a oferta de 3 mil vagas de trabalho. Os interessados deverão se inscrever para participar no site da Prefeitura, a partir do próximo dia 18, e haverá transporte público gratuito até o local. O prefeito Rodrigo Manga, inclusive, deu ignição no lançamento de um foguete construído com garrafas PET, no gramado do PTS.

Aliás, a oficina de construção de foguetes era uma das atividades mais disputadas durante o evento, atraindo muitas pessoas interessadas. Como é o caso do assessor de investimentos Douglas Ruivo, que estava com a esposa, Silmara, e os filhos, Vinicius, de 11 anos, e Alexandre, de 5 anos. “É fantástico! Em casa, já baixamos um tutorial de como construir um foguete desses e, agora, estamos tendo muitas dúvidas esclarecidas, para fazer tudo certo. O Alexandre adorou essa oficina”, disse ele.

Já. dentro do prédio do PTS, a equipe do projeto Mobile, que desde 1999 divulga a astronomia, montou um planetário móvel no auditório. O público era recepcionado por um personagem caracterizado de astronauta. O analista de suporte de TI Eduardo Vieira, junto da esposa, Janaína, e do filho, FIlipe, de 7 anos, não perderam essa oportunidade. “Gostei de ver as estrelas e soube que formam até o desenho de um escorpião no céu”, comentou o garoto, após saber da existência de uma constelação que leva esse nome.

“Este Dia das Crianças, bem como outras iniciativas realizadas por aqui, são ações coletivas e muito mais coisas interessantes estão por vir. Ficamos felizes com tamanha receptividade e carinho do público neste dia 12 de outubro, pois superou nossas expectativas. E tem até muitas famílias aproveitando e fazendo piquenique por aqui”, acrescentou o presidente do PTS.

Ainda neste Dia das Crianças, a Prefeitura de Sorocaba promoveu festas no Parque dos Espanhóis, na Praça “Daniela de Holanda Domingues” (Carandá), no Parque “Amedeo Franciulli” (Parque Vitória Régia), Parque das Águas (Jardim Abaeté), Parque “Maestro Nilson Lombardi” (Jardim Ipiranga) e na Praça “Alberto Sarti” (Brigadeiro Tobias).


Saiba mais