Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Plantio no Lar Escola Monteiro Lobato abre a programação especial da Semana da Árvore

20 de setembro de 2021 20:13

Por: Mariana Campos


 
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), abriu, na manhã desta segunda-feira (20), a programação da Semana da Árvore, com o plantio de 30 exemplares arbóreos no Lar Escola Monteiro Lobato, no Jardim Itanguá, com a participação de alunos e colaboradores da unidade.
 
A Semana da Árvore prossegue até domingo (26), com mais plantios, exposição, blitz educativa e Passeio Ciclístico, com o objetivo de sensibilizar pessoas de todas as idades sobre a importância de cultivar árvores na cidade, melhorando, ainda mais, a qualidade de vida da população, por meio da arborização urbana. 
 
Participaram dessa primeira ação o secretário de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Antonio Prieto, o presidente do Lar Escola Monteiro Lobato, Jose Murilo Marinho Mauad, além dos representantes da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Laelso Rodrigues e Rubens Cury Basso, o diretor da Sema, Rodrigo Machado, e o biólogo Felipe Pedrazzi, da Faz Verde.
 
O Lar Escola Monteiro Lobato ganhou exemplares de cinco espécies: quaresmeira, ipê-branco, ipê-roxo-sete-folhas, aroeira-pimenteira, sapucaia e fruto-do-conde. Para essa ação, a Sema providenciou toda a estrutura necessária, como a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas produzidas no viveiro municipal, além dos insumos e do apoio de tutores.
 
Também teve início, nesta segunda-feira (20), a exposição “Minha Floresta Protegida”, que ocorrerá até sábado (25), das 10h às 17h, no Pátio Cianê Shopping. A proposta é que as crianças que circularem pelo shopping participem da mostra, colocando mensagens para o meio ambiente, em bilhetes coloridos em formato de flores, frutos e pássaros, nas árvores que estão expostas no local.
 
Além disso, o Coaves (Clube de Observadores de Aves de Sorocaba) está expondo ninhos de diferentes pássaros para o público conhecer curiosidades de algumas espécies. Já, na sexta-feira (24), será realizado um plantio simbólico de uma árvore no Pátio Cianê, com a participação de colaboradores do shopping e de representantes do Centro Universitário Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba).
 
Além da beleza, os benefícios de se ter uma cidade arborizada são muitos. As árvores são responsáveis por regular a temperatura ambiente, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.
 
O Dia da Árvore faz parte do calendário oficial de eventos do município, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009. Todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19 serão cumpridos nas ações.
 
 
Programação até domingo (26)
 
Nesta terça-feira (21), às 8h30, quando é celebrado o Dia da Árvore, a Sema programou um plantio na Câmara Municipal. No mesmo dia, às 14h, alunos e professores do CEI-94 “Ana Lúcia Pazini” plantarão 10 árvores na unidade, que está localizada no Jardim Alegria.
 
Já, na quarta-feira (22), quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro, será realizada uma blitz educativa na Avenida Dom Aguirre, próximo ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté, das 9h às 11h. A ação contará com a presença da equipe de Educação para o Trânsito da Urbes, além de profissionais da Sema, da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes) e do grupo de ciclistas Amigas do Pedal.
 
Na blitz educativa, motoristas e motociclistas serão abordados para tratar da importância de manter o distanciamento de 1,5 metro entre os ciclistas, colaborando para um trânsito sempre seguro na cidade. Por volta das 10h, o grupo ainda realizará um plantio de árvores próximo ao bolsão de estacionamento do Parque das Águas.
 
Ainda no dia 22, às 9h e às 14h, a Sema realizará um plantio de mudas no CEI-36 “Abney Medeiros Carneiro”, no Barcelona, com a participação de alunos e professores.
 
Outra unidade da rede municipal de ensino contemplada com ações de arborização urbana será a E.M. “Quinzinho de Barros”, localizada na Vila Hortência. A Sema realizará na quinta-feira (23), às 9h e às 14h, plantios com alunos e professores.
Ainda no dia 23, às 9h, a Sema e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba plantarão árvores de diferentes espécies na Rua Noel Bento de Almeida, no Jardim Refúgio, na margem direita do córrego, com a participação da comunidade local.
Na sexta-feira (24), crianças e professores do CEI-62 “Monsenhor Antônio Simon Sola”, localizada no Barcelona, também terão a oportunidade de plantar árvores na escola. A ação ambiental ocorrerá pela manhã, às 9h, e à tarde, às 14h.
 
Ainda, na sexta-feira, às 9h30, a Sema vai lançar o projeto “Árvores dos Parques”, no Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Parque Natural “Chico Mendes” e Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. A proposta é levar aos visitantes informações sobre as espécies de árvores existentes nesses parques.
 
Já, no sábado (25), às 9h e às 14h, e no domingo (26), às 9h, serão organizados plantios de árvores às margens do córrego da Avenida Ulysses Guimarães, no Parque das Laranjeiras, abertos a voluntários e grupos interessados. A proposta é oferecer uma oportunidade de reconexão com a natureza, por meio do trabalho em equipe e da reflexão acerca das temáticas ambientais e de sustentabilidade.
 
Nesta ação, diferentemente das demais, os próprios participantes deverão levar suas ferramentas para realizar a abertura dos berços para o plantio, além de providenciar os insumos, como terra e adubo. Os grupos interessados em participar devem se inscrever até quarta-feira (22), pelo e-mail: doacaodemudas@sorocaba.sp.gov.br. Os participantes receberão, até quinta-feira (23), por e-mail, a localização exata para realizar o plantio. Já, quanto aos participantes que forem desacompanhados, não é necessário realizar a inscrição prévia.
 
Para encerrar, no domingo (26), a Sema realizará o Passeio Ciclístico da Primavera. Os ciclistas irão se concentrar às 8h, no estacionamento do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, e seguirão o trajeto até o Parque das Águas, no Jardim Abaeté, com previsão de chegada às 10h. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site da Sema: https://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.https://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.
A atividade beneficiará, ainda, a campanha “A Fome não é Fake!”, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), que tem como intuito distribuir alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. Todos os participantes são convidados a doar 1 kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue no momento da concentração do passeio, no estacionamento do Paço Municipal.
 
Durante o trajeto, os participantes farão uma parada no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, no Jardim Dois Corações, onde terão a oportunidade de conhecer mais sobre o espaço, a importância de se plantar árvores na cidade e, também, vão saber mais sobre a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) S-1, que fica próximo ao Jardim Botânico.
 
Os ciclistas ainda irão até o Parque Porto das Águas, local onde a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade realizará um plantio de árvores, visando à neutralização de carbono gerada pelo próprio Passeio Ciclístico, e, na sequência, passarão ao lado da ETE S-1.
Ao chegarem ao Parque das Águas, o público terá a oportunidade de participar de atividades gratuitas variadas, oferecidas pela Prefeitura de Sorocaba às pessoas de todas as idades, das 8h30 às 11h30.
 
A Sema está localizada na Rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3219.2280 ou, ainda, pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br.

Saiba mais