Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Praças e avenidas de Sorocaba ganharão iluminação de LED

22 de dezembro de 2020 18:05

Por: Renato Monteiro


A avenida Itavuvu e outras 21 praças, além dos boulevares Braguinha e Barão do Rio Branco e acesso ao Terminal Santo Antonio vão receber melhorias em sua iluminação pública, com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas LED. A melhoria é consequência de um Termo de Cooperação firmado entre a Prefeitura de Sorocaba e a CPFL – Piratininga, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e de medidas mitigatórias (compensatórias) custeadas por construtoras com empreendimentos no município. A implantação da melhoria acontecerá de forma gradativa.

A melhoria no sistema de iluminação pública na avenida Itavuvu será viabilizada no trecho que vai desde Avenida Ipanema até a Avenida Chico Xavier, na entrada do Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto). O longo trecho da avenida ganhará lâmpadas de LED que consomem menos energia e são mais eficientes em termos de iluminação, melhorando assim a segurança de motoristas, pedestres, moradores e comerciantes. A implantação da melhoria, neste caso, será custeado pela Construtora Planeta, como medida mitigatória, portanto, sem gastos para os cofres do município.

Praças e Boulevares

A prefeita Jaqueline Coutinho também assinou um Termo de Cooperação com a CPFL – Piratininga, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) que vai possibilitar a implantação de 634 luminárias de LED em praças e boulevares, praticamente sem custos para o município. As novas luminárias vão substituir as de vapor de sódio que tem um consumo de energia maior e iluminam menos que as que usam a tecnologia LED. Nesse programa, a CPFL – Piratininga investirá cerca de R$ 700 mil.

Serão beneficiados com o novo sistema de iluminação os seguintes locais: acesso ao Terminal Santo Antonio, Museu da Ferrovia, Largo do Pelourinho, praças Arthur Fajardo, Cel. Fernando Prestes, da Bandeira, do Relógio, Carlos Gomes, Lázaro Luiz Zamenhof, Monsenhor Francisco A. Cangro, Nicolau Scarpa, Nova York, Chicago, Castro Alves (Mãe Preta) e a praça na esquina da JK com a rua Nogueira Martins, Nove de Julho, Sha´ar Haneguev, do Trabalhador, Berlim, Maestro Nilson Lombardi, praça da Avenida Londres, praça da Rua Bernardo Goldman, boulevares Braguinha e Barão do Rio Branco.

Parque Tecnológico também

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) também foi contemplado dentro do Programa de Eficiência Energética. Ali serão investidos R$ 700 mil para a troca de 325 lâmpadas e refletores que passarão a ser de LED e será implementada uma usina fotovoltaica de 82,80 kWp. A modernização do sistema de iluminação do PTS vai gerar uma economia projetada de 263,39 Mwh/ano.

O objetivo do Programa de Eficiência Energética, que está beneficiando a Prefeitura de Sorocaba e o Parque Tecnológico, é o de promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores. Isso se dá com a troca de equipamentos elétricos obsoletos por equipamentos mais eficientes.


Saiba mais