Prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda de MEIs é prorrogado até 30 de junho

20 de maio de 2022 14:29

Por: Luís Gustavo Adabro

O prazo para os Microempreendedores Individuais (MEI) realizarem a declaração do Imposto de Renda (IR) 2022 foi prorrogado até o dia 30 de junho. Os MEIs interessados em fazer a declaração poderão, se desejarem, ir até o Espaço Empreendedor (EE), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), da Prefeitura de Sorocaba. Lá, poderá ser prestado auxilio no preenchimento do formulário do IR.

A declaração deve ser realizada independentemente do faturamento computado no ano anterior. Na modalidade MEI, não existe isenção. Quem não declarar o tributo, ficará em débito com a Receita Federal, o que acarretará na impossibilidade de emitir boletos (Guia DAS) no ano subsequente, além do pagamento de multa.

No Espaço Empreendedor, a declaração é realizada, após o preenchimento de um formulário pelo próprio microempreendedor. É muito importante que o responsável legal compareça munido de todos os dados, valores a serem declarados e se atente ao prazo final da declaração. Quem optar por realizar a declaração sem procurar o órgão municipal pode acessar o site: gov.br/mei ou, ainda, pelo próprio celular, por meio do aplicativo: APPMEI.

“O serviço prestado pelo Espaço Empreendedor no auxílio aos MEIs é muito importante, pois muitos empreendedores não têm acesso ou conhecem o procedimento. A declaração feita da forma correta é justamente para evitar eventuais prejuízos no futuro”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Robson Coivo.

O Espaço Empreendedor está localizado na Av. General Osório, nº 1.840, na Vila Barão, no prédio onde também funciona a UNITEN. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, e poderá ser agendado pelo site: abre.ai/agendasedettur