Prefeito de Sorocaba é um dos homenageados pela Polícia Militar na Semana Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar

8 de outubro de 2021 17:17

Por: Rose Campos

O prefeito Rodrigo Manga foi uma das personalidades civis e militares homenageadas, nesta sexta-feira (8), pelo Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7), durante a solenidade de Outorga do Colar Evocativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842.

O evento fez parte da 48ª Semana Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar (1794 – 1857), patrono da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O sorocabano, que ficou conhecido como Brigadeiro Tobias e dá nome a um dos mais tradicionais bairros do município, é considerado o fundador da Polícia Militar.

A comenda oferecida ao prefeito Rodrigo Manga e a outros homenageados nesta data é uma forma de celebrar e manter vivos os ideais e valores que aludem à figura ilustre. Essa honraria foi concedida, pela primeira vez, em 1992, por iniciativa do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico (IHGGS), representado, na atual cerimônia, pelo seu presidente, Adilson César.

A finalidade da comenda é destacar pessoas, ou mesmo instituições, públicas e privadas, que de alguma forma tenham contribuído para o resgate histórico de Brigadeiro Tobias e que, além disso, se mostrem comprometidos com seu ideal de cidadania e proteção à dignidade da pessoa humana.

O Coronel PM Edson Luiz da Silva Simeira, Comandante do CPI-7, foi o anfitrião da solenidade e destacou a importância da Corporação para os cidadãos paulistas.

“Além de agradecer pela honraria recebida, quero destacar os esforços do nosso município em valorizar e agradecer o trabalho realizado pela Polícia Militar. O projeto recentemente protocolado na Câmara Municipal que permite a execução da Operação Delegada também ajuda a ampliar a parceria entre a cidade de Sorocaba e a PM”, afirmou o
prefeito Rodrigo Manga.

A solenidade teve, ainda, entre os demais agraciados, além do prefeito Rodrigo Manga, a Dra. Adriana Tayano Furukawa, juíza de Direito Titular da 6ª Vara Cível de Sorocaba; o Capitão de Mar e Guerra Luís Cláudio Farina, diretor do Centro Industrial de Aramar; os prefeitos de Avaré, Jô Silvestre; de Alumínio, Antônio Piassentini; o vice-prefeito de Itu, Luciano Alves Ribeiro; o secretário de Governo de Tatuí, Paulo Ribeiro da Silva; além do Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM)
de Sorocaba, Henrique de Agrella, do vereador de Sorocaba Vinicius Aith; entre outros homenageados.

Também estiveram presentes, prestigiando o evento, o secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Cel. Vitor Gusmão; o secretário de Educação, Marcio Carrara; a secretária de Comunicação, Fernanda Burattini; o chefe de Gabinete Dr. André Moron; o Cel. PM Alexandre Romanek, secretário-chefe da Casa Militar do Estado de São Paulo; o juiz de Direito Dr. Hugo Maranzano; o deputado estadual Cel. Paulo Adriano Telhada; o diretor do Deinter-7, o delegado de Polícia, Osmar Guimarães; o promotor de Justiça de Sorocaba, Dr. Antônio Farto Neto, o Cap. PM da Reserva, Adair Alves Filho; entre outros convidados.

Fotos: Renata Giron – Secom/Divulgação