Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

“Prefeitura de bairro em bairro” anuncia melhorias nos Jardins Ipê, Cruz de Ferro e Montreal

15 de outubro de 2021 17:47

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

O programa “Prefeitura de bairro em bairro”, nesta sexta-feira (15), esteve em três bairros da cidade, para ouvir as demandas da população e anunciar investimentos em melhorias. Desta vez, a equipe da Administração Municipal esteve nos Jardins Ipê (Zona Leste), Cruz de Ferro (Zona Norte) e Montreal (Zona Oeste).

A ação contou com a participação do prefeito Rodrigo Manga e dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob), Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária – Sehab) e Antonio Prieto Neto (Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal – Sema), além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), Ronald Pereira da Silva; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e dos vereadores João Donizeti, Fábio Simoa e Dylan Dantas.

 

Jardim Ipê

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início pelo Jardim Ipê, cuja principal reivindicação da comunidade, a pavimentação do trecho ligando a Rua Dorothy de Oliveira à pista marginal da Rodovia Raposo Tavares, foi anunciada pelo Poder Público e deve começar em 90 dias.

Até o Natal, também está prevista a implantação de playground em área verde do bairro. Já, para a próxima semana, terá início uma operação tapa-buracos no bairro e a ampliação dos horários de ônibus da Linha 41- Jd. Gonçalves. “A população estava mesmo precisando de mais ônibus por aqui, pois muita gente esperava por mais de uma hora”, mencionou a cabeleireira Eunice de Lima, moradora do bairro há 22 anos.

Ainda, a análise técnica de pedido para colocação de lombada em pontos das ruas José Rosa e Eduardo Sandano será feita pela Semob. “Em caso de aprovação, os dispositivos devem ser instalados em até 15 dias”, adiantou o secretário da pasta, Carlos Eduardo Paschoini.

 

Jardim Cruz de Ferro

A segunda parada da equipe foi no Jardim Cruz de Ferro, sendo que a construção de calçada e a instalação de iluminação pública, desde a entrada do bairro até a Avenida Ipanema, foram apontadas pelos munícipes como as duas principais necessidades da comunidade local.

“A ação dará mais segurança aos pedestres que precisam ir e voltar do trabalho. É uma demanda de mais de 10 anos aqui, da comunidade”, disse o presidente da Associação de Moradores do Bairro, Michel Henry Arida. Segundo a Serpo, a previsão é que as obras para implantação dessas melhorias comecem em 90 dias.

Outra reivindicação apresentada, e que também será atendida pelo Poder Público já na próxima semana, é a ampliação dos horários e a mudança em trajeto da linha de ônibus 26 – Ipanema/Bom Jesus, que atende ao bairro. Assim como o patrolamento de vias de terra e a aplicação de bica corrida, para correção da pista.

 

Jardim Montreal

A terceira localidade visitada foi o Jardim Montreal. A falta de bocas de lobo no bairro, que tem causado alagamento no fim da Rua Michel R. de Lima, é o principal problema dessa localidade, segundo os moradores. “Diante disso, o Saae/Sorocaba, em 30 dias, iniciará as obras para ampliação da rede de drenagem, para aumentar a captação das águas de chuva”, confirmou o diretor-geral da autarquia.

O Saae/Sorocaba, também fará uma limpeza na rede de esgoto que fica em área verde nesse ponto, que ainda receberá a visita de técnicos da Sema, para avaliar as árvores existentes no local, pois algumas delas, segundo os munícipes, oferecem risco de queda.

“A Prefeitura ainda tem planos de instalar nessa área uma academia ao ar livre e um playground, assim que concluída toda a limpeza, poda e roçagem, bem como resolvida a questão das melhorias na rede de drenagem. Uma comissão de moradores vai acompanhar tudo, passo a passo, procedimento que adotamos igualmente nos outros dois bairros visitados”, complementou o prefeito Rodrigo Manga.

 

Prefeitura de bairro em bairro

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início na primeira semana de janeiro deste ano, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos em todas as regiões da cidade, para ouvir as demandas da população e providenciar soluções.

Mais de 80 bairros já foram atendidos, incluindo: Jardim Lucy, Jd. Luciana Maria, Portal do Itavuvu, Jd. Terras de Arieta, Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Parque dos Eucaliptos, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Jardim Guadalajara, Jardim Dois Corações, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Jardim Sol Nascente, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Vila Carvalho, Parada do Alto, Jardim Itapemirim, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Botucatu, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Planalto, Jardim Nogueira, Vila dos Dálmatas, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Jardim São Marcos 2, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.

 


Saiba mais