Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura apresenta ônibus “PTS na Escola” e reinaugura espaço Fab Lab

8 de novembro de 2021 20:36

Por: Bruno Rodrigues


Fotos: Renata Giron / Secom Divulgação

A Prefeitura, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), apresentou, nesta segunda-feira (8), o novo ônibus “PTS na Escola” e também reinaugurou o Fab Lab, um laboratório que oferece recursos para a realização de projetos voltados às áreas de soluções digitais e engenharia robótica.

O ônibus será uma extensão do Fab Lab e ambos trabalharão projetos com a cultura maker (faça você mesmo), atividades de lógica, ciência e robótica junto aos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

O “PTS na Escola” levará as atividades até as unidades escolares, enquanto que o Fab Lab receberá os estudantes em quatro oportunidades, ainda neste ano. O projeto com o ônibus itinerante conta com a parceria da Fatec Sorocaba, Grupo CPS, BRT Sorocaba, Uniq, Cittamobi, Inova, Picode Education, além da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu) e do Parque Tecnológico.

“O anúncio do ‘PTS na Escola’ e a reinauguração do Fab Lab fazem parte de mais uma das ações que esta Administração orgulhosamente vem realizando na Educação de Sorocaba. Investir em tecnologia e inovação para as nossas crianças é o caminho para um futuro cada vez melhor para a cidade”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

O secretário da Educação, Marcio Carrara, enfatizou sobre a importância da abordagem tecnológica nas escolas. “Nossos estudantes estão, cada vez mais, conectados e ligados ao mundo digital. Abordar o conhecimento tecnológico junto às disciplinas regulares é fundamental para o crescimento intelectual e educacional das nossas crianças”, disse.

“Contribuir para a formação dos estudantes, dando a eles a oportunidade de conhecer robótica, programação, lógica, eletrônica, entre outras ciências, para que possam conhecer as profissões do futuro, é um motivo de muita alegria e satisfação”, afirmou o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Tadeu Cancellara. “Esta ação possibilitará às crianças a vivência de inovações tecnológicas existentes aqui, no PTS. É uma grande satisfação ver os estudantes entusiasmados para aprender”, completou.

Inicialmente, o projeto atenderá alunos do 9º ano do Ensino Fundamental anos finais das escolas municipais “Achilles de Almeida”; “Flávio de Souza”; “Getúlio Vargas”; “Leonor Pinto Thomaz” e “Matheus Maylasky”. A previsão de início das atividades é já na primeira semana de dezembro. “Esta ação faz parte de um projeto que irá se expandir mais ainda em 2022”, comentou a professora Helana Ferraz, do apoio técnico-pedagógico da Sedu.

Alguns alunos da E.M.“Achilles de Almeida” estiveram presentes no evento de lançamento e já experimentaram o novo ônibus e o Fab Lab. “O primeiro encontro oportunizou uma exploração das muitas possibilidades de resolução de problemas e o estímulo à criatividade colaborativa entre os estudantes presentes, trazendo uma das premissas do Programa de Educação, Tecnologia e Comunicação em execução na rede municipal”, concluiu o gestor de desenvolvimento educacional, Paulo Bruno Pistili.

Prestigiaram o evento os secretários municipais Robson Coivo (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo); Fausto Bossolo (Administração) e Fernanda Burattini (Comunicação); além do chefe de Gabinete do Executivo, André Moron; da deputada estadual Maria Lúcia Amary; do vereador Cristiano Passos; do diretor da Fatec, Luiz Carlos Rosa; do representante da BRT Sorocaba, Gustavo Barata; e do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Schaeffler América do Sul, Claudio Castro.


Saiba mais