Prefeitura assina Termo de prestação de serviços com Coopereso

27 de fevereiro de 2020 17:16

Por: Isabela Rocha (Programa de Estágio) Supervisão: Renato Monteiro

Equipe da Coopereso com a Prefeita Jaqueline Coutinho e o Secretário de Cidadania Paulo Soranz

A prestação de serviços além de proporcionar a reinserção social atende a

demanda pública

Foi assinado na manhã desta quinta-feira (27), o Termo de Colaboração para prestação de serviços entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cidadania (Secid), e a Cooperativa de Trabalho e Social de Egressos, Familiares de Egressos e Reeducandos de Sorocaba (Coopereso). A cerimônia aconteceu no gabinete da prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, no sexto andar do Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”.

Com a intenção de proporcionar a volta ou até mesmo inserção no mercado de trabalho às pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares, o contrato assinado nesta manhã “pretende atender de imediato aproximadamente 200 pessoas”, indica o Secretário da Secid, Paulo Henrique Soranz. Por meio desta parceria firmada, o trabalho que será realizado pelos ex-reclusos e familiares estão em focados na manutenção e conservação de áreas, ressaltando a limpeza com objetivo de diminuir ou até mesmo erradicar os focos e criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Este acordo entre a Prefeitura de Sorocaba e a Coopereso busca cumprir também as necessidades destes assistidos na questão da assistência social, já que agora, estes que fazem parte da cooperativa serão atendidos pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), explica o secretário.

A chefe do executivo sorocabano, durante a cerimônia, ressaltou a importância de projetos e ações como esta, “já que muitos mostram vontade de voltar a trabalhar, mas por conta do preconceito têm dificuldades”. Miraci Cugler, presidente da Coopereso em fala posterior à assinatura diz que “esta é uma chance de um novo início para esta parcela da população”, como a história de João França, ex-recluso que teve sua reinserção profissional por meio da Coopereso e hoje é contratado por uma empresa terceirizada como ajudante geral na Secid, “talvez, se não tivessem me dado esta chance, hoje eu poderia não estar nas ruas” conta, emocionado.

A cerimônia de assinatura do termo que é válido por 24 meses, podendo ser estendido até 60 meses – cinco anos – contou com a presença dos secretários municipais, Wilson Unterkircher Filho, de Serviços Públicos e Obras, antes responsável pela gestão deste serviço junto a Coopereso, Paulo Henrique Soranz e outros servidores da pasta de Cidadania, representantes da Cooperativa e da Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF).