Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

“Prefeitura de bairro em bairro” anuncia melhorias em cinco regiões da cidade nesta sexta-feira (5)

5 de novembro de 2021 19:50

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

O programa “Prefeitura de bairro em bairro”, nesta sexta-feira (5), esteve em cinco localidades da cidade, para ouvir as demandas da população e anunciar investimentos em melhorias, sobretudo nas áreas de serviços públicos, obras e de mobilidade urbana. Desta vez, a equipe da Administração Municipal visitou a Vila Carvalho (Centro), Jardim Cruzeiro do Sul (Zona Leste), Jardim Refúgio (Zona Oeste), Vila Fiori (Zona Norte), Wanel Ville 5 (Zona Oeste).

A ação contou com a participação do prefeito Rodrigo Manga e dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob), Clayton Lustosa (Cidadania – Secid), Paulo Henrique Marcelo (Planejamento – Seplan),  Coronel Vitor Gusmão (Segurança Urbana – Sesu), Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária – Sehab) e Antonio Prieto Neto (Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal – Sema), além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), Ronald Pereira da Silva; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; do Coordenador do Concilia Sorocaba, Fabrício Menna; e dos vereadores Fernando Dini; Rodrigo do Treviso; Vinicius Aith e Luís Santos.

 

Vila Carvalho

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início pela Vila Carvalho, na região central da cidade, e de uma maneira diferente: com uma visita ao Colégio Ápice, onde o prefeito Rodrigo Manga recebeu cartas dos alunos das turmas do 3º ano do Ensino Fundamental, com sugestões para melhorias nos bairros onde moram e nos arredores da escola. Pais de alunos e a diretoria da instituição de ensino também participaram.

As duas principais demandas apresentadas foram a instalação de faixa de pedestres em frente à escola e de um conjunto de semáforos na Av. General Osório, para facilitar a travessia dos alunos. Ambas foram, de imediato, encaminhadas para a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), que já confirmou que o primeiro dispositivo será providenciado em 10 dias.

“Os alunos fizeram questão de participar e isso propicia a aproximação do Poder Público, na figura do prefeito, com os alunos, o que é fundamental na formação das crianças”, disse a mantenedora do colégio, Cláudia Regina Luz Mesquita.

Mato alto em terrenos e buracos em vias do bairro, além da disponibilidade de mais contêineres de lixo e de melhorias na iluminação pública, também  foram citados pelas crianças.

“Esse encontro é muito importante, pois coloca as crianças para participar das políticas públicas da cidade. Cada pedido será cuidadosamente analisado e as cartas dos alunos serão respondidas, uma a uma, e devolvidas aos respectivos autores com as devolutivas, pela equipe da Ouvidoria-Geral do Município”, destacou o prefeito, que ainda respondeu a perguntas de estudantes sobre política, a partir de assuntos trabalhados em sala de aula.

 

Jardim Cruzeiro do Sul

A segunda parada foi no Jardim Cruzeiro do Sul, na Zona Leste da cidade. A situação de abandono e de falta de segurança no antigo imóvel do Estado, que abrigou, antigamente, uma unidade da Ceagesp, foi a principal demanda da comunidade.

A Administração Municipal vai solicitar ao Governo do Estado de São Paulo que verifique a possibilidade de repassar essa área para a Prefeitura, que poderá cuidar e utilizar esse espaço.

Em 15 dias, serão iniciados os serviços de roçagem, poda e limpeza do imóvel, bem como melhorias na rede de iluminação pública. O prazo é o mesmo para a chegada de vigia 24 horas para atuar na Escola Municipal “Julica Bierrembach”, localizada na quadra vizinha. A Guarda Civil Municipal (GCM) ainda vai intensificar o patrulhamento nos arredores.

 

Jardim Refúgio

Outra parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” foi no Jardim Refúgio, na Zona Oeste de Sorocaba.

A Prefeitura vai urbanizar uma área na Rua Noel Bento de Almeida, realizando a manutenção do campo de futebol e instalando playground e academia ao ar livre. A previsão é que a obra seja concluída em janeiro de 2022, ocasião em que será realizado um mutirão para atendimento em saúde e cadastro para vagas de emprego, entre outros serviços para a comunidade.

Em 15 dias, o espaço já receberá roçagem e poda de árvores e, dentro desse período, também será programada a limpeza de bocas de lobo e do córrego existente nos arredores, incluindo intervenções para desassoreamento no leito.

 

Vila Fiori

A Vila Fiori, na Zona Norte de Sorocaba, foi o quarto ponto da cidade visitado nesta sexta-feira, mais especificamente, uma via que tem acesso pela Rua Antônio Argento Sobrinho, cujo local será objeto de estudo pela Prefeitura, para fins de legalização de imóveis.

O impasse já dura mais de dez anos e, agora, uma comissão de moradores vai acompanhar os trâmites, acompanhados de equipes da Sehab e da Seplan, para identificar os pontos que precisam ser resolvidos e agilizar todo processo. Da mesma forma, o grupo vai intervir junto à CPFL Piratininga, para viabilizar a instalação de rede de iluminação pública.

“Moro aqui há 15 anos e nada mudou nesse tempo todo. Agora, a equipe da Prefeitura veio até aqui e estamos esperançosos que essa história vai mudar completamente”, mencionou o eletricista José Mário Martins, de 65 anos.

 

Wanel Ville 5

A última parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro foi no Wanel Ville 5, na Zona Oeste de Sorocaba. A instalação de lombadas, em ponto da Rua Fernando B. de Camargo e da Rua Zenilda Alves Mascarenhas, foi solicitada por munícipes, para conter abusos de velocidade, e será objeto de estudo da Semob, dentro de 15 dias.

“Também atendendo ao pedido da comunidade, a Serpo realizará a manutenção da rede de iluminação pública no bairro, sobretudo para promover a troca de lâmpadas queimadas”, explicou o secretário da Serpo. Outro serviço a ser executado é a roçagem e poda de árvores localizadas próximo à via, como parte de uma área verde do bairro.

No local, existe uma nascente, sobre a qual o Poder Público vai estudar a possibilidade de revitalização desse manancial. De imediato, o Saae/Sorocaba fará uma revisão da rede de esgoto nos arredores.

 

Prefeitura de bairro em bairro

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início na primeira semana de janeiro deste ano, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos em todas as regiões da cidade, para ouvir as demandas da população e providenciar soluções.

Mais de 80 bairros já foram atendidos, incluindo: Jardim Lucy, Jd. Luciana Maria, Portal do Itavuvu, Jd. Terras de Arieta, Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Parque dos Eucaliptos, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Jardim Guadalajara, Jardim Dois Corações, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Jardim Sol Nascente, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Jardim Cruzeiro do Sul, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Vila Carvalho, Parada do Alto, Jardim Itapemirim, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Botucatu, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Planalto, Jardim Nogueira, Vila dos Dálmatas, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Jardim São Marcos 2, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.


Saiba mais