Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

“Prefeitura de bairro em bairro” anuncia melhorias em três localidades da cidade e visita Associação de Atletismo nesta sexta-feira (17)

17 de setembro de 2021 18:40

Por: Marcelo de Almeida Jr


O programa “Prefeitura de bairro em bairro”, nesta sexta-feira (17), esteve em três bairros de Sorocaba, com o objetivo de ouvir as demandas da população e anunciar uma série de benfeitorias, além de uma visita na sede da Associação de Atletismo Santi Pegoretti (AASP), com a intenção de promover apoio à prática da corrida de rua.

A ação contou com a participação do prefeito Rodrigo Manga e dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob), Pedro de Souza (Esportes e Lazer) e Paulo Henrique Marcelo (Planejamento), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno e dos vereadores Vitão do Cachorrão, Nenê Silvano e Cristiano Passos.

AASP

O grupo da Prefeitura foi recebido pela presidente da AASP, Maria de Fátima Ferreira Amorim, pelo fundador e diretor, Marcondes Amorim, além de integrantes da entidade, que ressaltaram que, em 22 anos de existência, esta foi a primeira vez que receberam a visita de um prefeito. O líder comunitário Toninho Corredor também participou do encontro.

A AASP pediu o apoio da Administração Municipal para expandir as corridas de rua em Sorocaba, com o objetivo de promover qualidade de vida à população. A associação é responsável pela organização das maiores provas do município e já realizou mais de 200 delas, incluindo a Corrida Solidária Teste “#AFOMENAOEFAKE!”, que ocorreu no último domingo (12).

Outra solicitação foi referente à manutenção de um poste em frente à sede, que será providenciada já nos próximos dias. Também houve a proposta da associação ficar responsável por um quiosque, localizado na Avenida São Paulo, que seria todo revitalizado e a associação cuidaria e utilizaria para os atletas.

O prefeito ressaltou que a entidade pode contar com o apoio da Prefeitura e se colocou à disposição, junto com os secretários. “Vamos promover a prática da corrida de rua na cidade e, dessa forma, trazer mais saúde a nossos cidadãos com esses eventos que têm como objetivo a qualidade de vida”, destaca.

Ao final da visita, o prefeito Rodrigo Manga recebeu medalha e um troféu com o design do Paço Municipal, em alusão ao aniversário de Sorocaba. Os secretários também ganharam medalhas.

Wanel Ville III

Uma das demandas solicitadas pelos moradores foi a construção de uma calçada na Rua Antonio Bravo Plaça, que já será atendida. O trabalho será iniciado em 90 dias, com o intuito de promover, assim, mais segurança e acessibilidade à comunidade.

Outra solicitação foi a pavimentação da rua que beira o muro do Cemitério Santo Antônio. O pedido também será atendido pela Administração Municipal e o trabalho será concluído até o fim deste ano.

O grupo de moradores igualmente solicitou a construção de uma praça na área pública localizada na Rua Jossei Toda. Para tanto, o prefeito orientou a formação de uma comissão de moradores do bairro, para que seja criado um projeto para a realização da praça, com todos os equipamentos, como: playground, pista de caminhada e academia ao ar livre.

Jardim São Conrado

No local, o prefeito anunciou a revitalização da quadra, após pedido feito pela comunidade. A obra será realizada em parceria com a iniciativa privada. Para isso, será criado um projeto e a expectativa é começar os serviços em até 90 dias.

Outra reivindicação que será atendida é a implantação de três contêineres na Rua João Martini Filho, no prazo de 15 dias. Igualmente foi solicitada a alteração da direção dessa via. Foi explicado à comunidade que será necessária uma consulta aos moradores da rua e, se todos concordarem, a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico providenciará a mudança viária também em 15 dias.

Ao final, o prefeito solicitou a criação de uma comissão, formada por cinco moradores, para acompanhar o atendimento de todas essas demandas do Jardim São Conrado.

Jardim São Lourenzo

A única demanda solicitada na localidade foi o prolongamento da Rua Luiz Ricardo Maffei, dando acesso à Avenida Itavuvu. Atualmente, a via está sem saída. A Prefeitura de Sorocaba se comprometeu a atender a solicitação. Para isso, primeiramente, será necessária a regularização dos muros de edificações particulares ao redor.

Diante disso, o prefeito Rodrigo Manga solicitou uma reunião com a Urbes – Trânsito e Transportes, a Serpo, o proprietário da edificação, que ocupa parte da rua e o ex-vereador. A ideia inicial é realizar essa obra por meio de medida mitigadora. Após iniciado o serviço, o prolongamento da via será concluído em 100 dias.

Prefeitura de bairro em bairro

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início na primeira semana de janeiro deste ano, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos em todas as regiões da cidade, para ouvir as demandas da população e providenciar soluções.

De lá para cá, já foram atendidos mais de 70 bairros, incluindo: Jardim Lucy, Jd. Luciana Maria, Portal do Itavuvu, Jd. Terras de Arieta, Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Parque dos Eucaliptos, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Jardim Guadalajara, Jardim Dois Corações, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Vila Carvalho, Jardim Itapemirim, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Nogueira, Vila dos Dálmatas, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Jardim São Marcos 2, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.

 


Saiba mais