“Prefeitura de bairro em bairro” anuncia novas melhorias em três regiões da cidade

26 de maio de 2023 19:05

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

As equipes do programa “Prefeitura de bairro em bairro” estiveram, nesta sexta-feira (26), em três pontos da cidade, localizados no Centro, Jardim Piratininga (Zona Leste) e Vila Eros (Zona Norte). Na ocasião, além de ouvir as demandas das comunidades locais, uma série de melhorias, sobretudo, nas áreas de trânsito, segurança e serviços, foram anunciadas pelos representantes da Administração Municipal.

“As comunidades, nos três locais visitados, mostraram-se muito organizadas quanto às reivindicações. Em cada um dos locais, definimos prazos para executar cada solicitação e uma comissão de moradores, em cada localidade, foi montada para acompanhar o andamento das ações, com canal direto de comunicação com as equipes da Administração Municipal”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, que participou das visitas.

Nessas ocasiões, ele esteve acompanhado dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), João Alberto Corrêa Maia (Governo – Segov), Clayton Lustosa (Cidadania – Secid), Luiz Antonio Zamuner (Cultura – Secult) e Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana – Sesu), mais o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), Tiago Suckow; o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; o Comandante da GCM, Davi Dutra; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e os vereadores João Donizeti e Caio Oliveira.

 

Centro

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início pela região central da cidade, visitando a comunidade escolar do Colégio Santa Escolástica.

A implantação de vagas de parada para idosos e deficientes, além de faixas de travessias de pedestres na Ruas Paula Souza e Manoel Libório, são reivindicações da comunidade escolar e que serão atendidas, viabilizadas pela Semob. Ao passo em que a Serpo planeja melhorias na rede de iluminação pública nessas duas vias, previstas para serem executadas no segundo semestre deste ano, também conforme solicitadas.

“A Administração Municipal, ainda, vai intermediar, junto à CPFL Poratininga, a remoção de um poste que fica na Rua Álvaro Soares, na entrada do estacionamento dos funcionários da escola”, destacou o secretário da Serpo.

Outras ações definidas são a ampliação das rondas da Guarda Civil Municipal (GCM), nos arredores do Largo do Rosário, e a fiscalização de trânsito, para coibir irregularidades e otimizar o fluxo de veículos, principalmente, nos horários de entrada e saída dos alunos.

“Essa reunião foi incrível! Tivemos, aqui, a presença e a atenção de grande parte do secretariado municipal, que se colocou prontamente a ouvir nossas necessidades e já definiu ações práticas que serão realizadas”, comemorou o professor Benedito Donizeti Ramos da Silva, que é o diretor do colégio.

 

Jardim Piratininga

A segunda parada ocorreu no Jardim Piratininga e recuperação de um trecho da Rua Plinio Miguel, que está abandonada, com buracos e mato alto, é uma das reivindicações dos moradores dessa região. Diante disso, em até 15 dias, a Serpo providenciará a limpeza da área, a poda das árvores e a recuperação do pavimento.

Outra demanda é que o fim dessa via tenha o acesso fechado para o trânsito de veículos. No local, a ideia é construir uma área de lazer, em parceria com a iniciativa privada, em prazo de até 120 dias. “Gostei da reunião! Essa rua, aqui, está precisando, mesmo, de uma intervenção urgente”, apontou a costureira Lourdes Carvalho, 77 anos.

“Antes, porém, já a partir deste fim de semana, as equipes do programa ‘HumanizAção’ intensificarão as rondas nesse ponto do bairro. A ação consistirá em identificar e oferecer acolhimento e atendimento adequado às pessoas em situação de rua, que costumam frequentar o local”, apontou o secretário da Segov.

 

Vila Eros

A terceira e última parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” ocorreu na Vila Eros, e a pavimentação de trecho da Rua Doutor Nereu Ramos, equivalente a uma quadra, foi apontada como a principal necessidade dos moradores das proximidades.

A obra foi executada parcialmente pelo empreendedor e a Administração Municipal vai cobrar providências, a fim de que o serviço seja concluído. O prazo final será dezembro deste ano e, caso contrário, a obra terá início, realizada pelo próprio Poder Público e depois cobrada do responsável. A medida incluirá a instalação de rede de energia elétrica, viabilizada junto à CPFL Piratininga.

A colocação de lombada na Rua Olivio Brito Maciel também foi solicitada e será providenciada, para coibir abusos de velocidade por parte dos motoristas. “Em relação à segurança, outro ponto citado, a Sesu criará um canal direto de comunicação com os moradores, a fim de agir também a partir dessas informações, de forma preventiva”, confirmou o secretário da pasta, Alexandre Caixeiro.

O farmacêutico Bruno Domingues, 35 anos, está na expectativa de que as melhorias anunciadas sejam rapidamente implementadas. “Aqui, está com cara de local abandonado pela empresa, mas tudo vai dar certo no final, acredito nisso. Quanto à lombada, também precisa, pois tem muito motociclista e motorista que passa em alta velocidade”, disse.

 

Prefeitura de bairro em bairro

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” é realizado desde a primeira semana de janeiro de 2021, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos, em todas as regiões da cidade.

Mais de 100 bairros já foram atendidos pelo programa, incluindo: Jardim Lucy, Jd. Luciana Maria, Portal do Itavuvu, Jd. Terras de Arieta, Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Jardim Bandeirantes, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Dona Tereza, Jardim Iguatemi, Centro, Parque dos Eucaliptos, Jardim Eldorado, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Astro, Jardim Guadalajara, Jardim Dois Corações, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Residencial Martinez, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, jardim Boa Esperança, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Conjunto Habitacional Herbert de Souza, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Jardim Sol Nascente, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Vila Eros, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Villágio Torino, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Jardim Cruzeiro do Sul, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim Nova Horizonte, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Jardim São Paulo, Vila Carvalho, Parada do Alto, Jardim Itapemirim, Vila Colorau, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Botucatu, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Jardim Hungarês, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Planalto, Jardim Nogueira, Vila dos Dálmatas, Jardim Saira, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Monte Alpino, Jardim Santa Marta, Jardim São Marcos 2, Chácara Três Marias, Vila União, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.

 


Saiba mais