Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

“Prefeitura de bairro em bairro” desta sexta-feira (13) anuncia obras e serviços na Zona Leste

13 de maio de 2022 19:31

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

 

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” desta sexta-feira (13) percorreu quatro localidades na Zona Leste de Sorocaba. A equipe da Administração Municipal esteve no Jardim Saira, Jardim Bandeirantes, Jardim Novo Eldorado e bairro Genebra, para ouvir as demandas dos moradores e anunciar uma série de melhorias, sobretudo nas áreas de transporte, iluminação pública, infraestrutura e urbanismo.

As visitas contaram com a presença do prefeito Rodrigo Manga e dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Thiago Santoro (Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal – Sema) e Paulo Henrique Marcelo (Urbanismo e Licenciamento – Seurb); mais o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), Tiago Suckow; o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; e os vereadores Fausto Peres, Fábio Simoa, Luís Santos.

“Foi mais uma sexta-feira com agenda cheia, desta vez, na Zona Leste da cidade. Definimos ações e colocamos prazos para cumprir cada uma delas. Algumas já começam de imediato. Outras, nos próximos dias, e aquelas que necessitam de projeto ou outra ação complementar, na sequência. Nada melhor do que o próprio munícipe para apontar as principais necessidades do seu bairro”, explicou o prefeito Rodrigo Manga.

 

Jardim Saira

O programa teve início pelo Jardim Sairae a Administração Municipal anunciou que, dentro de 15 dias, será realizado no bairro, pela Serpo, um mutirão para troca de lâmpadas queimadas. A mesma Secretaria providenciará, também, a desobstrução de trecho da Rua Augusto Carmona, que está com mato alto.

Outra ação será uma intervenção emergencial, de caráter provisório, para recuperar o pavimento da Rua Ana Augusta Soares, que apresenta buracos e ondulações. “Em um segundo momento, essa via e outras no entorno serão contempladas com o refazimento completo do asfalto, a partir de assinatura de contrato a ser viabilizado com recursos de financiamento internacional, já aprovado pela Câmara Municipal”, completou o secretário da Serpo.

 

Jardim Bandeirantes

A segunda parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” foi no Jardim Bandeirantes. A revitalização da área de lazer do bairro e uma operação de poda das árvores são as principais reivindicações dos moradores.

Pelo fato de o Jardim Bandeirantes se tratar de uma localidade da cidade protegida por lei, considerada Bairro Verde, uma reunião sobre o assunto será agendada, para daqui 15 dias, com o Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema), a fim de definir a melhor estratégia para executar essas melhorias.

Outro pedido que será estudado é a criação de um portal de acesso ao bairro, assim como a regularização das floreiras na entrada do Jardim Bandeirantes. A comunidade, com o apoio da iniciativa privada, está interessada em ser parceria da Prefeitura no custeio e implantação desse marco, como forma de consolidar a importância paisagística e urbanística do bairro. O tema também será tratado entre o Poder Público e as autoridades ambientais, com a participação de uma comissão formada por representantes da comunidade.

“Uma visita do prefeito ao bairro já foi suficiente para ouvir as demandas da comunidade e dar continuidade a ações que, há muito tempo, são tão sonhadas e aguardadas pela comunidade. Vamos acompanhar tudo de perto. Notamos um governo empenhado em promover melhorias para os bairros e a cidade como um todo e isso é um grande diferencial positivo”, apontou Walter Rinaldi Leite, morador do Jardim Bandeirantes e que vai integrar a comissão que acompanhará as ações a serem realizadas no bairro pelo Poder Público.

 

Jardim Novo Eldorado

A terceira parada da equipe do programa foi ao Jardim Novo Eldorado, mais exatamente na sede da Associação de Moradores do Bairro, entidade que busca apoio para trocar o telhado do prédio, que está prejudicado.

A Administração Municipal vai intermediar o contato entre a associação e a iniciativa privada, a fim de identificar um parceiro interessado em executar o serviço no local, que também serve de sede ao Projeto “Centrinho”, voltado ao atendimento educativo, artístico e social de crianças no Jardim Novo Eldorado.

“Em 18 anos, esta é a primeira vez que um prefeito vem aqui, no bairro, visita a nossa sede e conversa com a população. É uma honra para todos nós, aqui do bairro, participarmos de um momento como esse”, disse a presidente da Associação de Moradores do Jardim Novo Eldorado, Silvia Macedo.

Na ocasião, a Prefeitura ainda anunciou a instalação de uma academia ao ar livre no bairro, em 90 dias, e um acesso para facilitar a entrada para o ponto de ônibus localizado às margens da Rodovia Dr. Celso Charuri, conferindo também mais segurança aos usuários do transporte público na região. O assunto será tratado entre a Urbes e a concessionária que opera essa estrada e a previsão é que a demanda esteja resolvida em cerca de 30 dias.

 

Bairro Genebra

A última parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” foi no Bairro Genebra e, atendendo aos pedidos da comunidade, o Poder Público já iniciou ação de tapa-buraco nas duas principais vias do bairro. No momento, o trabalho está concentrado em trecho da Estrada do Império, inclusive, com aplicação de massa quente nos pontos mais críticos. Nas ruas de terra do bairro, na sequência, será executado o serviço de patrulhamento.

Para atender à demanda do transporte público, a Urbes já planeja desmembrar a linha Inhayba/Genebra, primeira em operação na cidade pelo Sistema Rápido Rural Sorocaba, que consiste na utilização de ônibus equipado com pneus especiais para trafegar em vias de terra. “A previsão é que, em até 20 dias, cada um desses bairros tenha ônibus individual, o que implicará na criação de mais horários, ao longo de novos itinerários, entre cada bairro e o Miniterminal de Brigadeiro Tobias”, adianta o diretor-presidente da Urbes.

 

Prefeitura de bairro em bairro

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” é realizado desde a primeira semana de janeiro de 2021, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos em todas as regiões da cidade.

Mais de 90 bairros já foram atendidos, incluindo: Jardim Lucy, Jd. Luciana Maria, Portal do Itavuvu, Jd. Terras de Arieta, Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Jardim Bandeirantes, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Parque dos Eucaliptos, Jardim Eldorado, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Jardim Guadalajara, Jardim Dois Corações, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Jardim Sol Nascente, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Villágio Torino, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Jardim Cruzeiro do Sul, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim Nova Horizonte, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Jardim São Paulo, Vila Carvalho, Parada do Alto, Jardim Itapemirim, Vila Colorau, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Botucatu, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Planalto, Jardim Nogueira, Vila dos Dálmatas, jardim Saira, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Jardim São Marcos 2, Chácara Três Marias, Vila União, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.

 


Saiba mais