Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

“Prefeitura de bairro em bairro” atende localidades nas Zonas Leste e Oeste nesta sexta-feira (10)

10 de setembro de 2021 18:47

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

O programa “Prefeitura de bairro em bairro”, nesta sexta-feira (27), esteve em localidades nas Zonas Leste e Oeste de Sorocaba, com o objetivo de ouvir as demandas da população e anunciar uma série de benfeitorias. O destaque ficou para visita ao mirante localizado no Jardim Dois Corações, cuja área, inclusive o deck, será completamente revitalizada pelo Poder Público, com o apoio da iniciativa privada.

A ação contou com a participação do prefeito Rodrigo Manga e dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob), Antonio Prieto Neto (Meio Ambiente e Sustentabilidade – Sema), Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária – Sehab), Clayton Lustosa (Cidadania – Secid), Marcio Carrara (Educação – Sedu) e Coronel Vitor Gusmão (Segurança Urbana – Sesu), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; do presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba, e dos vereadores João Donizeti, Luis Santos e Vinicius Aith.

 

Zona leste

No Jardim Dois Corações, Zona Leste da cidade, os moradores pediram a revitalização do mirante no bairro, o que está nos planos da Prefeitura e terá início em 90 dias. “O deck será reformado, com o apoio da iniciativa privada, e haverá a instalação de playground e iluminação”, confirmou o secretário da Sema.

À noite, o espaço permanecerá fechado, para evitar aglomerações e casos de perturbação do sossego. Em paralelo, está sendo providenciada a intensificação do patrulhamento da Polícia Militar (PM), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), também durante a noite, conforme solicitado pela comunidade.

Já, para a próxima semana, o bairro receberá operação tapa-buracos, realizado pelas equipes da Serpo, e de placas de ampliação do horário de proibição de estacionamento, em frente ao mirante, na Rua Miguel Martins Rodrigues, sob a responsabilidade da Semob.

“É um local maravilhoso da cidade, com uma vista incrível, mas que está totalmente abandonando. Vamos priorizar a reforma desse mirante, a fim de tomar esse ponto, novamente, aprazível para a comunidade”, comentou o prefeito Rodrigo Manga.

Antes, porém, o grupo da Administração Municipal esteve na Vila dos Dálmatas, na região do Éden. A regularização fundiária é a principal demanda dos moradores, cujo projeto de estudo, desde o início do ano, tem sido agilizado pela atual Administração Municipal.

A previsão da Sehab é que, ainda neste ano, as famílias da Vila dos Dalmatas 1 e 2 tenham seus imóveis regularizados. “Tivemos que refazer tudo desde o inicio, pois havia falhas no processo. Agora colocamos tudo em ordem e damos os devidos encaminhamentos”, revelou o secretário da Sehab. O cadastramento dos moradores e a coleta de documentações, para essa finalidade, estão em andamento nessas localidades.

Por se tratar de uma região com famílias em situação de vulnerabilidade social, a Secid iniciou, nesta semana, a entrega de 150 cestas básicas para essa comunidade. Outra ação em andamento é a elaboração de projeto para viabilizar a construção de um espaço de lazer, onde, atualmente, existe uma área verde no fim da Rua José Henrique da Costa.

 

Zona Oeste

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” também esteve em visita a uma escola de dança e ginástica rítmica, sediada no Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho, na Zona Oeste de Sorocaba.

Os representantes da municipalidade assistiram à apresentação de alunas premiadas nacional e internacionalmente e que têm levado o nome de Sorocaba para o mundo, em competições do gênero.

“Com o objetivo de fomentar tais práticas artísticas e esportivas, vamos programar uma reunião com representantes das academias do setor e das secretarias da Cultura (Secult) e de Esportes e Lazer (Semes), para discutir meios de viabilizar patrocínios, com o apoio da iniciativa privada”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

Na ocasião, outro assunto a ser discutido, também sugerido pelas dançarinas, será a utilização de espaços públicos para aulas e treinos.

A última parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” foi no Jardim Guadalajara, onde houve a confirmação da revitalização da praça e da quadra, ao lado da unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A ação, incluindo pintura, nova iluminação e paisagismo, começará em 120 dias, mas os serviços de poda de árvores terão início já em 30 dias.

Outra demanda que será atendida é a disponibilização dos Ônibus do Homem e da Mulher, para atendimento no bairro, dentro de 15 dias, ao longo de uma semana. Ainda, a Sedu e a comunidade escolar vão se reunir para definir um projeto para utilização da quadra da Escola Municipal “Josefina Zilia de Carvalho”, reformada neste ano, em horários noturnos e fins de semana.

 

Prefeitura de bairro em bairro

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início na primeira semana de janeiro deste ano, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos em todas as regiões da cidade, para ouvir as demandas da população e providenciar soluções.

De lá para cá, já foram atendidos mais de 70 bairros, incluindo: Jardim Lucy, Jd. Luciana Maria, Portal do Itavuvu, Jd. Terras de Arieta, Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Parque dos Eucaliptos, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Jardim Guadalajara, Jardim Dois Corações, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Vila Carvalho, Jardim Itapemirim, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Nogueira, Vila dos Dálmatas, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Jardim São Marcos 2, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.


Saiba mais