Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

“Prefeitura de bairro em bairro” busca soluções de melhorias para a Ceagesp

13 de agosto de 2021 20:17

Por: Bruno Rodrigues


Fotos: Michelle Alves / Secom Divulgação

Mais três localidades foram contempladas pelo programa, uma na Zona Oeste e duas na Zona Norte da cidade

A Ceagesp, localizada no bairro Parque Santa Isabel, foi um dos quatro pontos visitados pelas equipes do Programa “Prefeitura de bairro em bairro”, nesta sexta-feira (13). O prefeito Rodrigo Manga, acompanhado de secretários municipais, se comprometeu a buscar melhorias para o espaço. Os outros bairros contemplados na ação foram a Comunidade Canta Sapo, na Vila Barão, Zona Oeste, bem como os Jardins Santa Cecília e Paulista ll, ambos na Zona Norte da cidade.

O prefeito Rodrigo Manga visitou os locais, acompanhado dos secretários municipais Darwin José de Almeida Rosa, de Serviços Públicos e Obras (Serpo); Carlos Eduardo Paschoini, de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob); Luiz Henrique Galvão, de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim); Antonio Prieto Neto, de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema); Clayton Lustosa, da Cidadania (Secid); além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, Ronald Pereira da Silva; Evandro Bueno, ouvidor-geral do Município e dos vereadores Vitão do Cachorrão, Luis Santos, Ítalo Moreira e Fausto Peres e dos líderes comunitários Toninho Corredor e Rick Lima.

A primeira parada das equipes do “Prefeitura de bairro em bairro” foi na Ceagesp. O grupo conversou com os comerciantes para ouvir suas demandas. Entre as principais reivindicações, estão: melhorias na iluminação, sinalização vertical e horizontal, manutenção nos banheiros e na caixa d’ água e recapeamento no asfalto. Como a Ceagesp pertence à esfera federal, a equipe da Prefeitura já adiantou que se reunirá com representantes do órgão responsável, para buscar as melhorias necessárias ao local.

Comunidade Canta Sapo (Vila Barão)

O segundo ponto visitado foi a Comunidade Canta Sapo, pertencente à Vila Barão. Contando com a presença do líder comunitário Toninho Corredor, as equipes da Prefeitura acompanharam, junto aos moradores, a realização de uma série de solicitações feitas, há duas semanas, na localidade. Entre as principais demandas que foram todas atendidas, estavam: a construção de uma ponte para pedestres sobre o córrego, bem como a limpeza e desobstrução do mesmo. Foi realizada, ainda, roçagem do mato e a entrega de cestas básicas pela Secid.

“Este é um momento de grande satisfação. Poder ver cada situação se realizando nos mostra que estamos trabalhando no caminho certo. Além da restauração física dos bairros, nós estamos vendo uma melhora na autoestima e no orgulho de cada cidadão. Isso é uma grande vitória social!”, comemorou o prefeito Rodrigo Manga.

Santa Cecília

Outro bairro percorrido foi o Jardim Santa Cecília. Na ocasião, os moradores solicitaram ao Poder Público conserto de vazamento de esgoto na área verde, que fica na Rua Professor Alberto Rossi; limpeza e roçagem em outra área verde, localizada entre os bairros São Camilo e São Guilherme; manutenção e reparo da ponte de pedestres e poda de árvores.

Prontamente, as equipes da Prefeitura adiantaram que todos os serviços solicitados serão iniciados, já a partir da próxima segunda-feira (16).

Jardim Paulista ll

Por fim, o programa “Prefeitura de bairro em bairro” contemplou, também, o Jardim Paulista ll. Os moradores, junto com o líder comunitário Rick Lima, reivindicaram reparos no asfalto, limpeza de entulho descartado de forma irregular e mudança no percurso do ônibus local.

O Poder Público se comprometeu a realizar o serviço de tapa-buracos em ruas nos Jardins Paulista I e II, limpeza e roçagem da área que conta com um córrego, que também receberá manutenção, bem como adequação do itinerário da linha 130 de ônibus, que trafega pelo bairro. Todas essas melhorias iniciarão já na próxima semana. Paralelamente, a fim de garantir pavimentação em todo o bairro, a Serpo iniciará processo licitatório para atender, inclusive, as adjacências.

Prefeitura de bairro em bairro

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início na primeira semana de janeiro deste ano, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos em todas as regiões da cidade, para ouvir as demandas da população e providenciar soluções.

De lá para cá, já foram atendidos mais de 70 bairros, incluindo: Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Jardim Guadalajara, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Vila Carvalho, Jardim Itapemirim, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Nogueira, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Jardim São Marcos ll, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista ll, dentre outros.


Saiba mais