Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

“Prefeitura de bairro em bairro” concentra atendimentos na Zona Norte nesta sexta-feira (8)

8 de outubro de 2021 19:51

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

O programa “Prefeitura de bairro em bairro”, nesta sexta-feira (8), concentrou atendimentos na Zona Norte da cidade, com visitas ao Jardim Botucatu, Jardim Sol Nascente e Jardim Planalto, para ouvir as demandas da população e anunciar benfeitorias. A exceção ficou por conta do bairro Parada do Alto, na Zona Leste, o primeiro em que a equipe esteve ao longo do dia.

A ação contou com a participação do prefeito Rodrigo Manga e dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob), Antonio Prieto Neto (Meio Ambiente e Sustentabilidade – Sema), Paulo Henrique Marcelo (Planejamento – Seplan) eTiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária – Sehab, além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), Ronald Pereira da Silva; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e dos vereadores Vinicius Aith e Cristiano Passos, mais a assessoria do vereador Rodrigo do Treviso.

 

Parado do Alto

No bairro Parada do Alto, a limpeza de uma área verde, próximo ao Rio Sorocaba, e de um imóvel público, sem uso, foi a principal reivindicação da comunidade e será atendida. Os trabalhos ficarão a cargo do Saae e da Serpo e começam a partir da próxima semana, incluído roçagem, poda de árvores e retirada de entulho.

A Administração Municipal, em conjunto com uma comissão de moradores locais, vai definir um projeto para a melhor utilização dessa área pública como espaço de lazer, localizada na Rua Flórida.

Já, a Semob, em 15 dias, fará a revitalização da sinalização de solo na Rua Arizona e adjacências, bem como estudará a viabilidade de implantação de lombadas, uma vez que os munícipes reclamaram de motoristas abusando da velocidade na via.

 

Jardim Botucatu

A segunda parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” foi no Jardim Botucatu. A principal reivindicação dos moradores, a construção de uma ponte ligando o Jardim Botucatu ao Jardim Ipanema Ville, será realizada pela Administração Municipal, a partir de março de 2022.

“A intervenção ficará a cargo da Serpo e do Saae e vai demandar a elaboração de projeto e a obtenção de licença pelos órgãos ambientais do Estado de São Paulo, e vamos, sim, realizar essa melhoria”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

Enquanto isso, já na próxima semana, a Serpo fará a limpeza da área e a manutenção do acesso e da passarela de pedestres existentes no local, que fica em meio a uma área verde.

Ainda durante a visita, o Saae anunciou a realização de estudos para elaboração de projeto e a posterior extensão da rede de esgoto, de maneira a atender todos os imóveis do bairro. Uma operação tapa-buracos também ficou definida e terá início na próxima semana, atendendo a todo o Jardim Botucatu.

 

Jardim Sol Nascente

No Jardim Sol Nascente, os moradores solicitaram a construção de uma área de lazer em um espaço público no fim da Av. Riusaku Kanizawa, à qual será objeto de estudo pela Prefeitura, que realizará uma parceria com a iniciativa privada para executar o serviço.

“A previsão é que as intervenções comecem em janeiro de 2022, incluindo a instalação de parque e academia ao ar livre”, destacou o secretário Serviços Públicos e Obras, Darwin de Almeida Rosa. No mesmo local, a passarela existente sobre o córrego receberá manutenção dentro de 15 dias, assim como iluminação pública nos arredores.

“Uma ótima notícia essa. É a primeira vez que um prefeito e sua equipe vêm aqui, ao bairro, para conversar com a população. Ficamos muito felizes já com o resultado desse encontro”, disse Aparecida de Fátima Ramos, moradora daquela região da cidade há 34 anos.

Outra demanda é a colocação de lombada na avenida principal, assim como na Rua Adelaide de Lima Marcelo. Uma equipe da Semob vai vistoriar ambos os locais e a solução para essa questão ocorrerá também dentro de 15 dias.

 

Jardim Planalto

A última parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” foi no Jardim Planalto e a regularização fundiária foi apontada pelos moradores da Rua Guaratinguetá como a principal necessidade. Diante disso, na próxima semana, a Sehab vai iniciar um levantamento para identificar a propriedade das áreas e o número de imóveis, a fim de dar início ao processo de legalização.

Melhorias nas ruas de terra também serão providenciadas, nos próximos dez dias, assim como organizada uma reunião entre os moradores, a Serpo e a CPFL Piratininga, para solicitar a implantação de rede de energia elétrica. “Em um segundo momento, previsto para dezembro, após a Sehab dar início ao pedido de regularização, o Saae iniciará o projeto para ampliação das redes de água e esgoto, com o objetivo de atender a essas famílias”, complementou o diretor-geral do Saae.

 

Prefeitura de bairro em bairro

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início na primeira semana de janeiro deste ano, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos em todas as regiões da cidade, para ouvir as demandas da população e providenciar soluções.

De lá para cá, já foram atendidos mais de 80 bairros, incluindo: Jardim Lucy, Jd. Luciana Maria, Portal do Itavuvu, Jd. Terras de Arieta, Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Parque dos Eucaliptos, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Jardim Guadalajara, Jardim Dois Corações, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Vila Carvalho, Parada do Alto, Jardim Itapemirim, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Botucatu, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Planalto, Jardim Nogueira, Vila dos Dálmatas, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Jardim São Marcos 2, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.

 


Saiba mais