Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

“Prefeitura de bairro em bairro” ganha ônibus equipado para atendimento à população

4 de junho de 2021 18:38

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

 

 

 

 

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” voltou a ocorrer nesta sexta-feira (4) e com um diferencial: a equipe, formada por representantes de diferentes secretarias da Prefeitura de Sorocaba e da Ouvidoria Municipal, agora conta com um ônibus todo equipado para realizar o atendimento à população, a fim de ouvir as demandas e providenciar soluções. As ações do programa ocorreram na Vila Astúrias, Parque das Laranjeiras e Wanel Ville 5, sendo que, nas duas últimas visitas, o ônibus foi utilizado.

O prefeito Rodrigo Manga esteve acompanhado dos secretários Darwin José Rosa (Serviços Públicos e Obras), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico), Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária) e Fernanda Burattini (Comunicação), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno. Também participaram os vereadores Rodrigo do Treviso, Ítalo Moreira, Fábio Simoa, Cícero João, Fernando Dini e Cristiano Passos.

O ônibus já pertencia à frota da municipalidade e, com o apoio da iniciativa privada, sem custo ao Poder Público, recebeu manutenção completa e foi revitalizado, ganhando, inclusive, nova identidade visual. O veículo está sob a responsabilidade da Ouvidoria Municipal, sendo mais um canal do órgão para estreitar o contato com a população.

“O ônibus permite dar mais qualidade no atendimento à população. Às sextas-feiras, ele será usado para percorrer os bairros, junto à equipe do programa, e, nos demais dias, a Ouvidoria o utilizará nas ações diretas com a população, em diferentes pontos da cidade ou em visitas”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Neste primeiro dia de atuação, ao todo, 72 pessoas foram atendidas pela equipe do ônibus, em dois dos bairros visitados. Neste momento, devido à pandemia, para não haver aglomeração, o atendimento está sendo realizado do lado de fora do ônibus, recepcionando os munícipes em cadeiras e tendas externas. “Isso para resguardar o distanciamento social e garantir o cumprimento dos protocolos sanitários”, explica o ouvidor-geral do Município.

 

Vila Astúrias

As atividades começaram pela visita à Vila Astúrias, na região de Brigadeiro Tobias. Uma das reivindicações da comunidade é a instalação de lombada na Rua Joaquim Roque de Oliveira, em frente ao número 654, e também nas proximidades do CEI-77. O pedido será providenciado já na próxima semana.

A melhoria na linha de ônibus que atende a essa localidade é outra demanda, que será definida entre técnicos da Urbes e uma comissão de moradores, quanto à possibilidade de mudança de horários e itinerário. Esta prevista uma completa revitalização da sinalização de trânsito no bairro.

Já, a equipe da Serpo inicia uma operação de tapa-buracos e remoção de entulho em áreas determinadas pela comunidade. A viabilidade de equipar o bairro com uma área de lazer também será objeto de estudos pela Administração, enquanto o Saae realizará a manutenção na rede de esgoto na Rua Santa Helena.

 

Parque das Laranjeiras

A segunda parada foi no Céu das Artes, no Parque das Laranjeiras, Zona Norte de Sorocaba. A novidade ficou por conta da estreia dos trabalhos utilizando o ônibus da “Prefeitura de bairro em bairro”. Na ocasião, a Prefeitura anunciou, para a próxima semana, uma operação de tapa-buracos e de melhorias da sinalização viária do bairro.

Outra demanda, também solicitada pela comunidade, é a regularização fundiária, sendo que, na segunda-feira (7), técnicos da Sehab estarão no Parque das Laranjeiras para iniciar o cadastramento da população, com o objetivo de começar os estudos para o processo de legalização dos imóveis.

Serpo e Semob ainda confirmaram o levantamento de custos para a construção de uma ponte no bairro e a revitalização completa do Céu das Artes, que deve ser executada também com o apoio da iniciativa privada.

 

Wanel Ville 5

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” também contemplou o Wanel Ville 5, na Zona Oeste de Sorocaba. Mais uma vez, o ônibus equipado foi utilizado como diferencial no atendimento à comunidade.

A partir da próxima semana, o bairro vai ganhar uma ação geral de limpeza, com remoção de entulho, podas de árvores e roçagem. Uma lombada será instalada no trecho de mão dupla da Av. Elias Maluf e, para esse mesmo trecho da via, a Administração Municipal estudará a possibilidade de duplicação e implantação de rede de iluminação pública, por meio de financiamento já aprovado pela Câmara.

Outro pedido da comunidade é uma vistoria na área de nascente que existe no Wanel Ville, para promover melhorias no local, o que será providenciado, assim como uma ação fiscalizadora para constatar e coibir casos de descarte irregular de entulho em terrenos públicos.

 

Prefeitura de bairro em bairro

O programa teve início na primeira semana de janeiro deste ano e, de lá para cá, já foram visitados mais de 50 bairros, incluindo: Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Jardim São Carlos, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Vila Carvalho, Jardim Itapemirim, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Lopes de Oliveira, dentre outros.

 


Saiba mais