Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

“Prefeitura de bairro em bairro” providencia soluções e melhorias para cinco localidades nesta sexta-feira (16)

16 de julho de 2021 18:36

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

O programa “Prefeitura de bairro em bairro”, nesta sexta-feira (16), ocorreu em cinco localidades de Sorocaba: Vila Tupã, Jardim Prestes de Barros, Vila Assis, Jardim Nogueira e Jardim São Marcos. As equipes da Prefeitura de Sorocaba estiveram nesses locais para ouvir as demandas da população, a fim de providenciar soluções.

O prefeito Rodrigo Manga esteve acompanhado dos secretários Darwin José Rosa (Serviços Públicos e Obras/Serpo), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas/Serim), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico/Semob), Clayton Lustosa (Cidadania/Secid), Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária/Sehab) e Coronel Vitor Gusmão (Segurança Urbana/Sesu), além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), Ronald Pereira da Silva, e da equipe da Ouvidoria Geral do Município. Também participaram o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba, e os vereadores Fábio Simoa, Rodrigo do Treviso e Fernando Dini.

 

Vila Tupã

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início pela Vila Tupã, na região de Brigadeiro Tobias.

Enquanto a Serpo realizava tapa-buracos em vias de acesso ao bairro, a comunidade se reuniu na Rua Ovídio Corrêa e solicitou ao prefeito a instalação de lombadas em duas ruas. Os locais já foram analisados e os dispositivos estarão disponíveis a partir da próxima semana.

Os moradores ainda solicitaram melhorias nas linhas de ônibus e a revitalização de uma praça, as quais serão objeto de estudo, assim como o pedido de reativação da escola infantil que funcionou no bairro e cujas instalações estão deterioradas.

 

Jardim Prestes de Barros

A segunda parada do programa foi no Jardim Prestes de Barros, na Zona Oeste de Sorocaba.

A construção de uma ponte sobre o córrego Lavapés, na altura da Rua Antonio Antunes de Almeida, foi a principal reivindicação da comunidade. A Prefeitura vai buscar uma parceria com a iniciativa privada para viabilizar a passagem e aproveitou para comunicar sobre a colocação de redutor de velocidade na Avenida Carlos Sonete, outro pedido dos moradores do bairro.

A academia ao ar livre, junto ao córrego, também ganhará revitalização, com a manutenção dos aparelhos e das placas indicativas. A viabilidade de instalação de iluminação pública nos arredores será verificada e um projeto será elaborado nesse sentido pelo Poder Público.

 

Vila Assis

O “Prefeitura de bairro em bairro” também atendeu a Vila Assis, na Zona Leste.

O grupo esteve primeiramente no Parque dos Espanhóis, onde a roçagem está sendo feita de forma emergencial, mas a intenção é revitalizar o espaço, em parceria com a iniciativa privada, mesma proposta planejada para a chamada Praça da Rua Cuba, que também recebe serviços emergenciais de limpeza.

O Saae/Sorocaba ainda anunciou, ainda para este mês, o início das obras de drenagem no lago do Parque dos Espanhóis, para acabar com o problema de represamento de água e mau cheiro e estudos para a contenção de encostas das margens do córrego nas proximidades da Rua Campos Salles, que é alvo de erosão e o local costuma alagar.

 

Jardim Nogueira

A equipe do “Prefeitura de bairro em bairro” foi ainda ao Jardim Nogueira, na Zona Oeste de Sorocaba.

Em bate-papo com moradores da Rua Dorival Marques Vale, o Poder Público anunciou a regularização do pavimento dessa via, que é de terra. A partir da próxima semana, será feita, também, a limpeza da rua e posterior colocação de material asfáltico.

O Saae/Sorocaba já programa, para os próximos dias, a revisão da rede de esgoto, enquanto a Serpo ainda realizará melhorias na iluminação pública e a instalação de contêiner de lixo.

 

Jardim São Marcos

A última parada da equipe foi no Jardim São Marcos, na Zona Oeste. O ônibus do programa foi usado na ação, para atender a comunidade com mais comodidade.

A Sehab anunciou que, em 15 dias, dará início ao levantamento social das famílias que ainda residem na área verde da Rua Érico Veríssimo. Neste levantamento social, será feita a conferência dos documentos e das famílias que já moravam lá, o perfil da renda e se há enquadramento na questão de interesse social.

Paralelamente, será realizado estudo ambiental que caracterizará quais edificações poderão receber intervenção, em caso de estarem em área de risco ou incidente na Área de Preservação Permanente (APP).

Uma comissão de moradores foi montada para acompanhar todos os trâmites do processo, a fim de definir, inclusive, mais melhorias para essa região da cidade, como a retomada das obras da Praça da Juventude, anunciada pelo prefeito após a equipe da Administração Municipal resgatar R$ 2 milhões em verbas do Governo Federal, destinadas para essa finalidade.

 

Prefeitura de bairro em bairro

O programa teve início na primeira semana de janeiro deste ano e, de lá para cá, já foram atendidos mais de 60 bairros, incluindo: Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Jardim Guadalajara, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Vila Carvalho, Jardim Itapemirim, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Parque Esmeralda, Lopes de Oliveira, dentre outros.

 

 


Saiba mais