Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

“Prefeitura de bairro em bairro” visita cinco localidades nesta sexta-feira (18)

18 de junho de 2021 20:37

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” voltou a ocorrer nesta sexta-feira (18). A ação acontece semanalmente e conta com a participação das equipes da Prefeitura de Sorocaba. Desta vez, o grupo esteve nos bairros: Jardim Fazenda Imperial, Jardim Guadalajara, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda e Caguassu, para ouvir as demandas da população, a fim de providenciar soluções.

O prefeito Rodrigo Manga esteve acompanhado dos secretários Darwin José Rosa (Serviços Públicos e Obras), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico), Marcio Carrara (Educação) e Coronel Vitor Gusmão (Segurança), além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), Ronald Pereira da Silva, e do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno. Também participaram os vereadores Hélio Brasileiro, Luís Santos, Fausto Peres e Vitão do Cachorrão.

 

Jardim Fazenda Imperial

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início pelo Jardim Fazenda Imperial, na Zona Sul de Sorocaba. A duplicação do trecho final da Avenida Adolpho Massaglia, até a Rodovia João Leme dos Santos, é uma reivindicação dos moradores da região e a atual Administração Municipal fará o levantamento do processo da obra, a fim de definir um cronograma de ações na busca por viabilizar o projeto, uma vez que é necessário fazer desapropriações na área.

Acompanhando essa visita, o vereador Hélio Brasileiro aproveitou para pedir providências quanto à melhoria da segurança do trânsito nos arredores da Praça Sha’Ar Haneguev, no Jardim Paulistano, e a previsão é que haja restrição de estacionamento de veículos no entorno, das 22h às 5h. A medida também evitará aglomeração de pessoas no local, como forma de prevenção à pandemia da Covid-19, e para proporcionar mais segurança à comunidade local.

 

Jardim Guadalajara

A segunda parada da equipe foi no Jardim Guadalajara, na Zona Oeste de Sorocaba. Os moradores apontaram a ação frequente de vandalismos na Escola Municipal “Josefina Zilia de Carvalho”, sobretudo na quadra da unidade, e a necessidade de manutenção das instalações.

Diante disso, o Poder Público anunciou o início dos serviços de revitalização da quadra e da escola, previsto para começar em dez dias. Outra novidade é que essa unidade de ensino contará com um vigia 24 horas,  conforme programa que está sendo implantado pela Prefeitura para atender a rede municipal.

Já, a Polícia Militar (PM), que esteve representada pelos Capitães Aranha e Pires, vai orientar a comunidade para a realização do programa Vigilância Solidária Escolar, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), como forma de ação preventiva para inibir a marginalidade.

“Vale destacar que a implantação de câmeras inteligentes de monitoramento em toda a cidade faz parte do nosso Programa de Governo e vai contemplar também as escolas. Estamos trabalhando para isso”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, acompanhado do Subcomandante da GCM, Ricardo Picoli.

 

Jardim Santa Cecília

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” também contemplou o Jardim Santa Cecília, na Zona Norte. Atendendo ao pedido da comunidade, uma lombada será instalada na Rua Hélio Del Cistia, na próxima semana, em ponto onde ocorrem abusos de velocidade por parte de motoristas.

A Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) já iniciou operação tapa-buracos no bairro e dará início à roçagem,  retirada de entulho e podas em árvores na área verde no local, junto à via. A Prefeitura ainda fará um projeto e orçará os valores para equipar esse espaço, com pista de caminhada e iluminação pública, serviços a serem executados, possivelmente, por meio de parceria público-privada.

 

Jardim Santa Esmeralda

A quarta parada foi no Jardim Santa Esmeralda, na Zona Norte de Sorocaba e contou com o Ônibus do programa “Prefeitura de bairro em bairro”.

Para garantir a segurança de pedestres, a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico instalará, nas próximas semanas, lombadas em três pontos do bairro. Já,  para 60 dias, está programada a entrega de um conjunto semafórico na entrada do bairro, no cruzamento entre a Avenida Itavuvu e a Rua Hélio Del Cistia.

A Serpo anunciou a troca de lâmpadas queimadas na rede de iluminação e deu início à roçagem da área de lazer, no fim da Rua Rosa Castilheiro Ambrozini. Está nos planos da Administração Municipal fazer uma completa revitalização desse espaço, com o apoio da iniciativa privada. O levantamento de preços para a obra será iniciado nas próximas semanas e uma comissão de moradores vai acompanhar todo o processo.

 

Caguassu

A última parada foi no bairro Caguassu, na Zona Norte de Sorocaba. Principal demanda apresentada pela comunidade foi a melhoria da Estrada dos Martins. Na ocasião, a Prefeitura anunciou o patrolamento dessa via e das demais do bairro.

A Administração também vai providenciar a elaboração de projetos e levantamento de curtos para pavimentar essa estrada, que é a principal do bairro, e buscar recursos de emendas parlamentares para custear a execução dessa obra.

Uma comissão de moradores também foi formada para participar de reuniões com as secretarias de Planejamento e da Habitação e Regularização Fundiária, para iniciar estudos com fins de regularização de áreas no bairro. E, ainda, com a Urbes, para melhorias no transporte público que atende a esses moradores.

 

Prefeitura de bairro em bairro

O programa teve início na primeira semana de janeiro deste ano e, de lá para cá, já foram visitados mais de 50 bairros, incluindo: Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Jardim São Carlos, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Vila Carvalho, Jardim Itapemirim, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Lopes de Oliveira, dentre outros.

 


Saiba mais