Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

“Prefeitura de bairro em bairro” visita e busca soluções de melhorias para quatro localidades de Sorocaba nesta sexta (30)

30 de julho de 2021 19:52

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


O programa “Prefeitura de bairro em bairro”, nesta sexta-feira (30), percorreu quatro localidades de Sorocaba: Caguaçu, Vila Barão, Iporanga 2 e Éden. As equipes da Prefeitura de Sorocaba estiveram nesses bairros para ouvir as demandas da população, a fim de providenciar soluções.

O prefeito Rodrigo Manga participou de todas as visitas, acompanhado dos secretários Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo); Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim); Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob); Marcio Carrara (Educação – Sedu); Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária – Sehab); e Cel. Vitor Gusmão (Segurança Urbana – Sesu), além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), Ronald Pereira da Silva; do corregedor-geral do Município, Carlos Rocco Júnior; da coordenadora do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), Jessica Pedrosa; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; e dos vereadores Vitão do Cachorrão e João Donizeti.

Caguaçu
O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início pelo bairro Caguaçu, na Zona Norte de Sorocaba. O grupo se encontrou com representantes de três residenciais situados nas proximidades da Rodovia Emerenciano Prestes de Barros (SP-097) e solicitou melhorias na entrada da cidade por essa via, as quais já estão nos planos do Poder Público e serão objeto de estudo para viabilização, assim com a construção de uma ligação viária entre o Carandá e o Parque São Bento.
Outra demanda foi a otimização das linhas de ônibus que atendem a essa região, o que será providenciado, assim como fiscalização para coibir ocupações irregulares de imóveis nos arredores.
A Prefeitura também vai interceder para orientar moradores sobre a urbanização adequada de lotes, para fins de obtenção do “Habite-se”.

Vila Barão
A segunda parada da equipe foi na Vila Barão, Zona Norte de Sorocaba.

Em visita à Comunidade Canta Sapo, a Prefeitura anunciou que, já na próxima semana, terá início a limpeza e desobstrução do córrego que corta o bairro, assim como a reconstrução de uma passarela, cruzando o trecho desse manancial.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), também realizará uma ação social para atender as famílias que residem nessa localidade. Já, a Sehab confirmou à Comunidade que tem estudos para verificar a possibilidade de regularização de imóveis nessa área.

Iporanga 2

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” também contemplou o Iporanga 2, na Zona Leste de Sorocaba.

A realização de melhorias na iluminação pública foi uma das reivindicações dos moradores e a Prefeitura informou que, dentro de 90 dias, fará uma completa troca de lâmpadas na rede do bairro.
Já, a Secretaria da Educação enviará uma equipe para vistoriar uma escola desativada na localidade, a fim de avaliar as adequações necessárias e, em caso de constatação de demanda de alunos, decidir sobre a possibilidade de funcionamento de Pré-escola no local.

Terceiro ponto definido foi a formação de um grupo de moradores, para participar de reunião com a Sehab e tratar de pedidos de regularização fundiária.

Éden
A equipe do programa foi ainda ao Éden, Zona Leste de Sorocaba.

O primeiro ponto visitado foi uma empresa metalúrgica na Rua Prof. João Franco de Almeida. Empresários solicitaram a pavimentação da via, na qual a Prefeitura já promoveu a aplicação de material fresado. Ainda, está nos planos do Poder Público incluir a pavimentação dessa via no contrato para duplicação da Avenida Pereira da Fonseca, a ser executada por meio de financiamento via Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Depois, a equipe esteve no Jardim Dona Tereza, onde a Ouvidoria Municipal fará um cadastramento das famílias para verificar a revisão do IPTU. Na semana que vem, será feito o cascalhamento da via de acesso ao bairro, para permitir que o transporte público atenda a essa localidade.

O Poder Público vai solicitar reforço do patrulhamento policial no Jardim Dona Tereza e já iniciou contatos com a iniciativa privada, para providenciar, por meio de medida mitigadora, o asfaltamento e a iluminação pública em trecho da Estrada Carlos Guerra, que fica nas proximidades. A previsão é que essa obra comece em sete meses.

“Prefeitura de bairro em bairro”
O programa teve início na primeira semana de janeiro deste ano e, de lá para cá, já foram atendidos mais de 60 bairros, incluindo: Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Jardim Guadalajara, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Vila Carvalho, Jardim Itapemirim, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Nogueira, Jardim São Marcos, Lopes de Oliveira, dentre outros.

 


Saiba mais