Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Programa “Prefeitura de bairro em bairro” visita quatro localidades nesta sexta-feira (21)

21 de maio de 2021 18:26

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

Sexta-feira é dia de programa “Prefeitura de bairro em bairro” e, nesta edição (21), as equipes da Prefeitura de Sorocaba, ao longo do dia, visitaram quatro pontos em quatro localidades da cidade: Caputera, Vila Espírito Santo, Maria Eugênia e Parque São Bento 2. O grupo ouviu as demandas da população, a fim de providenciar soluções.

O prefeito Rodrigo Manga esteve acompanhado dos secretários Darwin José Rosa (Serviços Públicos e Obras), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas), Coronel Vitor Gusmão (Segurança Urbana), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico), Pedro Roberto Pereira de Souza (Esporte e Lazer), Paulo Henrique Marcelo (Planejamento), Clayton Lustosa (Secid), Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária) e Antonio Prieto Neto (Meio Ambiente e Sustentabilidade), além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Ronald Pereira da Silva, e do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno. Também participaram os vereadores Fábio Simoa, Fernando Dini,  Vitão do Cachorrão e Silvano Júnior.

 

Caputera

A ação começou pelo bairro Caputera, na Zona Leste de Sorocaba. O grupo esteve na Comunidade Santa Cruz, que fica na Estrada Maria Dolores Piaia Lorato. A principal reivindicação é a melhoria das estradas de terra. De forma emergencial, já está sendo feito o patrolamento e a ampliação do local, que receberá fresa asfáltica.

O prefeito confirmou o compromisso de pavimentar o  trecho utilizado como rota da linha de ônibus que atende ao bairro, por meio de medida mitigatória em parceria com a iniciativa privada, em razão de instalação de futuro empreendimento na região, e também a partir da liberação de financiamento para obras de mobilidade na cidade, que inclui a instalação de rede de iluminação em vias do bairro Caputera.

A implantação de captação de rede de água e de esgoto, bem como a melhoria no transporte público, também foi solicitada pela comunidade e reuniões estão sendo providenciadas, entre os moradores e representantes do Saae e da Semob, para definir a linhas de ação para resolver essas questões.  O reforço na segurança pública, sobretudo nos fins de semana, será outra medida providenciada pelo Poder Público, em especial para coibir festas clandestinas e casos de perturbação do sossego.

 

Vila Espírito Santo

A segunda parada foi na Vila Espírito Santo, também na Zona Oeste. Em conversa com os comerciantes da Rua Dr. Luiz Mendes de Almeida, ficou definida a realização de tapa-buracos em ruas do bairro, poda de árvores e manutenção da iluminação da praça. Já, a Semob fará a demarcação de vagas de parada de veículos e a revitalização completa da sinalização de solo. Os serviços terão início já na próxima semana.

O prefeito aproveitou para conversar com pessoas em situação de rua que estavam na praça e destacou que elas têm todo apoio do Poder Público, se assim desejarem auxílio para abrigo e atendimento social. A Secid estará nessa região com o programa HumanizAção, oferecendo esse acolhimento.

 

Jardim Maria Eugênia

O programa também contemplou o Jardim Maria Eugênia, na Zona Norte. Em reunião com a comunidade, no Centro Esportivo do bairro, a Administração Municipal confirmou a instalação de semáforo, em 60 dias, nas proximidades da ponte de acesso ao Jardim Novo Horizonte, além da revitalização da sinalização de trânsito nos arredores. Está prevista, também, a colocação de lombada próximo ao Centro Esportivo, para coibir abusos de velocidade e promover mais segurança aos frequentadores do local.

Outra sugestão dos moradores foi a manutenção da pista de caminhada do bairro, que receberá, de imediato, os serviços de roçagem, poda de árvores e retirada de entulho. Em um segundo momento, a Prefeitura planeja a completa revitalização desse espaço, com recursos de financiamento aprovado pela Câmara Municipal.

 

Parque São Bento 2

As duas últimas paradas da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” foram no Parque São Bento 2, na Zona Norte.

Primeiro, com moradores de uma área ocupada, no fim da Avenida Vinicius de Moraes, onde o Poder Público soube que a principal reivindicação é a regularização fundiária. Nesse sentido, a Sehab vai fazer levantamento topográfico e ambiental da área, que já está declarada como de Especial Interesse Social (Aeis).

Paralelamente a esses estudos, uma comissão de moradores deve se reunir com representantes da municipalidade e da CPFL Piratininga, para pleitear a instalação de rede de energia elétrica. Com o avanço dos trabalhos pela equipe da Sehab, o Saae iniciará a elaboração de projetos para implantação de redes de água e esgoto.

Em outro ponto no bairro, moradores da Rua Sessenta e Oito solicitaram a limpeza de uma área verde nas proximidades, o que será providenciado já na próxima semana pela Serpo, que ainda vai fazer levantamento  de custos para instalação de uma área de lazer completa no local.

A comunidade igualmente reivindicou a regularização fundiária de seus imóveis que, por estarem em Área de Especial Interesse Social (Aeis), a Sehab já prevê a realização de estudos para levantamento dos lotes e de legalização ambiental.

 

Prefeitura de bairro em bairro

O programa teve início na primeira semana de janeiro deste ano e, de lá para cá, já foram visitados mais de 40 bairros, incluindo: Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Jardim São Carlos, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Mato Dentro, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Vila Carvalho, Jardim Itapemirim, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma e Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio e Lopes de Oliveira, dentre outros.

 


Saiba mais