Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

“Prefeitura de bairro em bairro” visita quatro localidades nesta sexta-feira (28)

28 de maio de 2021 19:37

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve continuidade nesta sexta-feira (28). A ação ocorre semanalmente e conta com a participação das equipes da Prefeitura de Sorocaba, ouvindo as demandas da população em cada região da cidade e tomando todas as providências para soluções.

Desta vez, o grupo esteve nos bairros Chácara Ana Maria, Jardim Tatiana, Parque Ouro Fino e Jardim do Paço. O prefeito Rodrigo Manga esteve acompanhado dos secretários Darwin José Rosa (Serviços Públicos e Obras), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas), Coronel Vitor Gusmão (Segurança Urbana), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico), Paulo Henrique Marcelo (Planejamento) e Antonio Prieto Neto (Meio Ambiente e Sustentabilidade), além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Ronald Pereira da Silva, e do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno. Também participaram os vereadores Fernando Dini e João Donizeti.

 

Chácara Ana Maria

A ação começou pela Chácara Ana Maria, na Zona Sul. O bairro conta com quatro mil moradores e a principal reivindicação é o abastecimento de água. O Saae instalou um poço e tem cerca de 80% da rede de distribuição implantada no bairro, faltando a instalação de dois quilômetros de tubulação, bomba de recalque e reservatório. Os tubos estão em processo de compra e uma comissão do bairro foi montada para acompanhar todo esse processo. Enquanto isso, de forma emergencial, o bairro é servido por caminhões-pipa do Saae.

A comissão participará de reuniões com representantes da Prefeitura, também para discutir a viabilidade de estudos para a regularização de áreas do local e de questões tributárias, como a cobrança de IPTU. Já, a Serpo está realizando melhorias na Estrada da Servidão, que serve à região, e colocou material fresado em trechos de subida da via.

 

Jardim Tatiana

A segunda parada do dia foi no Jardim Tatiana, na Zona Sul. A equipe da Prefeitura se reuniu com moradores na praça localizada na Rua Romualdo Borghesi, que, inclusive, recebeu serviços de roçagem da Serpo nesta semana e que será objeto de uma completa revitalização, com o apoio da iniciativa privada.

A comunidade reivindicou, ainda, a pavimentação de um trecho de 400 metros da Rua 10, que é de terra e fica na divisa com Votorantim. A proposta é que essa melhoria seja realizada por meio de medida mitigadora, a ser definida em parceria com construtoras da cidade.

Uma comissão de moradores foi montada para participar, a partir da próxima semana, de reuniões com representantes da Administração Municipal, a fim de estudar a viabilidade de regularização fundiária de áreas no bairro e melhorias no atendimento em saúde da comunidade.

 

Parque Ouro Fino

O programa também contemplou o Parque Ouro Fino, na Zona Oeste. Na próxima semana, terá início a regularização das vias internas do parque na localidade. Na ocasião, o prefeito também anunciou que a área passará por uma completa revitalização, que incluirá, ainda, o Parque Linear do Itanguá, ambos com recursos de financiamento já aprovado pela Câmara Municipal.

Quanto à segurança no local, uma reunião será agendada com a Polícia Militar (PM), a Guarda Civil Municipal (GCM) e uma equipe de moradores, para que definam ações. O Poder Público igualmente viabilizará uma alternativa para a instalação de holofote em um ponto escuro do parque.

 

Jardim do Paço

A última parada do “Prefeitura de bairro em bairro” foi no Jardim do Paço, na Zona Leste. Novamente, o assunto segurança pública foi destacado e moradores também se reunirão com o comando da GCM e da PM, a fim de definir ações para o bairro.

Na área ambiental, a Administração Municipal informou que será providenciada a limpeza e a roçagem das margens do córrego que passa nos fundos do bairro. No local, ainda há uma nascente, que receberá vistoria da Sema, para definir intervenção para melhorias.

Novidade anunciada pelo prefeito é que três vias do bairro serão pavimentadas, por meio de liberação de recursos via emenda parlamentar. Já, as outras seis ruas do Jardim do Paço também receberam completa infraestrutura, cujas intervenções farão parte do pacote de obras executadas pela Prefeitura, a partir de financiamento já aprovado pela Câmara.

 

Prefeitura de bairro em bairro

O programa teve início na primeira semana de janeiro deste ano e, de lá para cá, já foram atendidos mais de 50 bairros, incluindo: Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Jardim São Carlos, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Mato Dentro, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Vila Carvalho, Jardim Itapemirim, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Lopes de Oliveira, dentre outros.

 


Saiba mais