Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura de Sorocaba beneficia mais de 7 mil cães e gatos com castração e microchipagem gratuitas em 2021 e supera total dos últimos anos

22 de dezembro de 2021 18:15

Por: Mariana Campos



Em 2021, a Prefeitura de Sorocaba realizou a castração de 7.338 cães e gatos. O serviço gratuito é uma importante estratégia no controle reprodutivo de animais domésticos do município, garantindo bem-estar e melhor qualidade de vida a eles. Além da cirurgia e de receber os medicamentos para o período pós-operatório, todos os pets ainda receberam um microchip de identificação.


Os dados divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) contemplam todas as etapas do Mutirão de Castração, que é realizado por meio de uma empresa contratada especializada, bem como as cirurgias realizadas na própria Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, localizada no Jardim Zulmira.


“Superamos o total de castrações realizadas nos últimos anos. Em 2019, por exemplo, foram, aproximadamente, quatro mil castrações. Em 2020, foram cerca de 2.500. Já, para 2022, vamos investir ainda mais nesta importante iniciativa voltada à causa animal. A nossa projeção é atingir 10 mil cirurgias, no ano”, destaca o secretário da Sema, Antonio Prieto.


Ao adotar um animalzinho, é extremamente importante que o cidadão tenha consciência de que os cuidados vão além de dar ração, água e manter o espaço limpo. O tutor tem outras responsabilidades, como promover a vacinação, levar ao médico veterinário com frequência, não deixá-lo solto na rua, fazer passeios frequentes para que o animal se exercite e promover a castração.


O intuito da iniciativa municipal é promover o controle populacional de cães e gatos e, assim, reduzir o número de animais abandonados, além de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral.


Já, a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O dispositivo ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas à saúde animal em Sorocaba.


O Mutirão de Castração beneficiou, no total, 6.619 animais de moradores de 157 bairros da cidade. As duas últimas etapas, realizadas em dezembro deste ano, na região do Parque Vitória Régia e na região do Jardim Zulmira, Vila Barão e Nova Esperança, totalizaram 885 animais castrados e microchipados, sendo 536 cães e 349 gatos. A iniciativa municipal estava suspensa desde março de 2020, em razão da Covid-19, e foi retomado pela atual administração, no mês em fevereiro deste ano. As cirurgias são agendadas previamente e realizadas em uma unidade móvel, toda equipada.


Já, na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, foram 719 cães e gatos castrados e microchipados pelos profissionais da Sema. Além de atender animais de munícipes, também são atendidos cães e gatos vítimas de abandono e maus-tratos resgatados pela equipe da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema.


As ações contaram com todas as medidas sanitárias de saúde e segurança, em razão da pandemia da Covid-19, como uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos com álcool em gel. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3202-8006.


Saiba mais