Prefeitura de Sorocaba e Governo do Estado anunciam reforma de moradias no Parque das Laranjeiras

20 de novembro de 2021 16:10

Por: Michelle Alves

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, anunciou, na manhã deste sábado (20), a implantação do Programa Viver Melhor, em Sorocaba.

O programa tem como objetivo promover dignidade e melhorias habitacionais em casas que já foram regularizadas, ou que estão em fase de regularização. Cerca de 280 moradias de três núcleos habitacionais, localizados na Avenida Ulisses Guimarães, no Parque das Laranjeiras, na Zona Norte da cidade, serão reformas e recuperadas, com investimento de R$ 4,2 milhões para solucionar problemas, como cômodos sem ventilação, presença de umidade, paredes desgastadas, ausência ou insuficiência de equipamentos hidráulicos e instalações elétricas, precariedade na conexão com redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, acessos precários ao domicílio, vedações insuficientes, dentre outros.

O trabalho a ser desenvolvido pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) engloba três etapas: vistoria no local para avaliar a moradia e suas necessidades, coleta da assinatura do morador no termo de adesão e execução das obras de melhoria. Além disso, a empresa responsável também irá contratar pessoas do bairro para trabalhar nessa ação, fomentando o emprego e a renda.

Após a conclusão de todos os trabalhos, a Prefeitura de Sorocaba e o Governo do Estado farão um grande evento, para a entrega de todas essas benfeitorias aos moradores.

O programa foi anunciado aos moradores no próprio bairro, onde várias autoridades estaduais e municipais se reuniram com o prefeito Rodrigo Manga. Estiveram presentes os secretários municipais Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária – Sehab); Márcio Carrara (Educação – Sedu); e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom); além de Evandro Bueno, ouvidor-geral do Município; Dr. André Moron, chefe de Gabinete; os vereadores Cícero João e Cláudio Sorocaba, presidente da Câmara Municipal; o secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary; o secretário executivo da Habitação, Fernando Marangoni; o presidente da CDHU, Silvio Vasconcelos; o gerente regional da CDHU, Fábio Pilão; e o diretor executivo do programa estadual Cidade Legal, Eric Vieira.

“Essas novidades são extremamente importantes para esta região, do Laranjeiras. Parabenizo o secretário Tiago e sua equipe, que trabalham muito para dar dignidade à população. Nesses dez meses de Gestão, já fizemos, no mínimo, quinze visitas com o secretário Flávio Amary, mostrando seu carinho por Sorocaba. E, hoje, essa união de todos, da Prefeitura com os governos estadual e federal, além da iniciativa privada, proporciona essas melhorias a todos os sorocabanos”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

“Eu estou muito feliz de poder estar aqui, hoje, com vocês, iniciando este programa tão importante em Sorocaba, que é a primeira cidade do interior de São Paulo a recebe-lo. Quero agradecer ao prefeito Manga por toda parceria que temos. Ele sabe que pode contar comigo para atender a população da cidade, em todas as áreas. Ainda, informamos que, entre os dias 6 e 12 de dezembro, a equipe do Cidade Legal vai percorrer as casas da região, para fazer o cadastro social, a fim de concluir o processo de regularização fundiária”, disse o secretário estadual da Habitação, Flávio Amary.

Fotos: Michelle Alves – Secom/Divulgação