Prefeitura de Sorocaba é reconhecida como mais alto nível de transparência pública pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

17 de fevereiro de 2023 11:57

Por: Michelle Alves


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), atendeu a todos os critérios e recebeu o Selo Diamante (Nível A), apresentando o mais alto nível de transparência pública no Programa Nacional de Transparência Pública, uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em conjunto com todos os Tribunais de Contas do País.

O programa avaliou 8.061 sites institucionais dos Poderes Executivo e Legislativo das três esferas de governo (União, Estados e Municípios), além do Poder Judiciário, dos Ministérios Públicos, dos Tribunais de Contas e das Defensorias Públicas.

O Poder Executivo de Sorocaba foi avaliado acerca do seguinte grupo de critérios: acessibilidade, contratos, despesa, diárias, informações institucionais, informações prioritárias, licitações, receita, recursos humanos, relatórios referentes à transparência, serviços físicos e eletrônicos de informação ao cidadão. Além de avaliar, também, a atualização das informações e seu histórico e a gravação de relatórios em diversos formatos.

O controlador-Geral do Município, Carlos Alberto de Lima Rocco Junior, reforça que o reconhecimento do mais alto nível de transparência pela Prefeitura de Sorocaba está em consonância com todos os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, os quais regem as normas da Administração Pública. “Nossa equipe apresentou todas as informações detalhadas de como funciona o Portal da Transparência de Sorocaba, seguindo passo a passo os requisitos da Atricon. E, por fim, a Prefeitura de Sorocaba preencheu 100% dos critérios requeridos. Estamos muito satisfeitos por essa conquista! O Portal da Transparência é muito importante para que todos possam acompanhar, digitalmente, o funcionamento da Gestão Pública, assim como aqueles que desejam vir morar ou investir em nossa cidade”, conclui.

Para acessar o Portal da Transparência da Prefeitura de Sorocaba, clique no link: https://transparencia.sorocaba.sp.gov.br/


Saiba mais