Prefeitura de Sorocaba entrega obras de revitalização da praça no Jardim Betânia

19 de fevereiro de 2022 14:56

Por: Eduardo Santinon


A Prefeitura de Sorocaba realizou, na manhã deste sábado (19), a entrega das obras de revitalização da praça localizada na Avenida Betsaida, no Jardim Betânia, Zona Norte da cidade. A solenidade contou com a presença de autoridades e moradores do bairro. Quem passou por ali, inclusive, pôde conferir e participar de uma série de ações e atividades gratuitas oferecidas por equipes das diversas secretarias municipais.

As melhorias fazem parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade” e foram executadas em parceria com a Fazenda Itanguá-Mirim Ltda., do Grupo Wanel Ville, representada no evento pelo sócio-proprietário da empresa, Milton Muraro Filho.

“As parcerias com a iniciativa privada estão ajudando a tornar Sorocaba uma cidade cada vez mais bonita. São empresários assim, que têm verdadeiro amor pela cidade e não medem esforços para contribuir com o Município“, destacou o prefeito Rodrigo Manga, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato.

A praça, que fica ao lado do Centro de Educação Infantil “Izabel dos Santos Pereira” (CEI-112), recebeu serviços de roçagem, limpeza, pintura, além de manutenção de calçadas, quadra esportiva e da pista de skate. O espaço ganhou playground, campo de futebol e bancos, mais a reforma e ampliação do sistema de iluminação pública.

“Estou feliz em participar de um projeto como este. Tenho certeza que mais ações também serão realizadas, como a iniciativa privada, para propiciar melhor qualidade de vida à população. E estaremos sempre apoiando”, disse Milton Muraro Filho, do Grupo Wanel Wille, pouco antes do descerramento da placa de inauguração da nova área de lazer. “Estamos trabalhando muito para isso e na busca por mais apoiadores igualmente interessados em contribuir para o desenvolvimento da cidade”, complementou a secretária de Governo (Segov), Samyra Toledo, responsável por intermediar o contato entre o Grupo Wanel Ville e a Serpo.

O secretário de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin de Almeida Rosa, lembrou que a academia ao ar livre, inclusive, conta com aparelho adaptado para crianças cadeirantes. “Está tudo novo em folha, tudo para esta comunidade. E acabamos de iniciar uma operação de tapa-buracos nas vias do bairro todo”, adiantou.

A revitalização da praça foi a principal demanda apresentada pela comunidade do Jardim Betânia, durante a realização do programa “Prefeitura de bairro em bairro”, em agosto do ano passado. “O objetivo foi alcançado, de transformar um espaço público que estava degradado em um local aprazível e convidativo à família. Tudo a pedido da comunidade”, pontuou o secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini. A Semob foi a responsável pela nova sinalização viária no entorno, incluindo instalação de lombadas.

Serviços para a comunidade

Uma completa infraestrutura foi montada na praça para atender a comunidade, oferecendo serviços, como: aferição de pressão e exame de glicemia, campanha de arrecadação de ração, oficinas esportivas e culturais, confecção de bonecas Abayomi, cadastro para vagas de emprego, plantão de informações do programa “Casa Nova Sorocaba”, atendimentos da Casa do Cidadão, doação de plantas medicinais e mudas de árvores, exposição de animais taxidermizados e de prevenção a arboviroses, blitz educativa sobre proteção e bem-estar animal, cão terapeuta Buddy, conscientização sobre o uso consciente da água, entre outros.
Moradora no Jardim Betânia, Janete de Souza, 40 anos, levou o filho Enzo, 5 anos, para se divertir na praça e, ao passar pela tenda dos pets, acabou adotando um gatinho, outro serviço disponibilizado no local. “O Enzo já queria um faz tempo, gostou muito deste aqui e vamos levá-lo para casa. Ele vai se chamar Garfield”, continuou. Outra moradora que foi levar o filho Anderson, 10 anos, para brincar na nova praça foi a auxiliar de limpeza Clarice dos Santos, 29 anos. “Ficou joia! Agora, a criançada tem um lugar digno para o lazer. Aproveitei também para medir a glicemia e aferir a pressão, que estão ótimas”, disse.
As atividades ocorreram das 9h às 12h e houve também a distribuição de 500 cestas básicas pela Secretaria da Cidadania às famílias previamente cadastradas do bairro. Geruza do Nascimento, 54 anos, estava ali para essa finalidade. “É uma importante ação social para a população que necessita. E esse novo espaço, aqui, ficou incrível. Até peguei uma muda de árvore”. Na praça, foram plantadas 116 mudas, uma delas, de ipê-roxo-bola, pelo próprio prefeito Rodrigo Manga, durante o evento de inauguração.
O ato no Jardim Betânia contou, ainda, com a presença dos secretários municipais Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária – Sehab) e Fernanda Burattini (Comunicação (Secom),  além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), Tiago Suckow; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; dos vereadores Vitão do Cachorrão e Fábio Simoa e do representante do vereador Rodrigo do Treviso, Fred Camargo.


Saiba mais