Prefeitura de Sorocaba firma parceria com Comitê Paralímpico Brasileiro para capacitação de profissionais de Educação Física

19 de julho de 2021 15:22

Por: Mariana Campos

A Prefeitura de Sorocaba, representada pelo vice-prefeito, Fernando Martins da Costa Neto, e pelo secretário de Esportes e Lazer (Semes), Pedro de Souza, assinou, na última terça-feira (13), um Acordo de Cooperação com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), para capacitar profissionais de Educação Física do município nessa área. O ato ocorreu na sede do Conselho Regional de Educação Física (CREF) de Sorocaba, com a participação do representante do CPB, David Farias.

Com a parceria estabelecida, os profissionais interessados terão a oportunidade de participar do curso Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte, que visa à incorporação desse conteúdo específico no planejamento das aulas de professores de Educação Física que atuam no contexto escolar e não escolar.

Estamos muito felizes com esse acordo, que vai permitir a capacitação dos nossos técnicos esportivos e professores de Educação Física para promoverem a inclusão social onde atuam, sem custos ao município e aos profissionais da área”, destaca o vice-prefeito. Segundo o IBGE, cerca de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência física ou intelectual.

“A prática esportiva traz qualidade de vida e pode ser uma ferramenta muito importante na inclusão de pessoas com deficiência. Esse curso será uma grande oportunidade aos nossos professores e técnicos esportivos e trará inúmeros benefícios aos nossos alunos”, afirma o secretário Pedro de Souza.

O curso tem carga horária de 46 horas e o conteúdo desenvolvido pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro é dividido em seis módulos: Os esportes na Base Nacional Comum Curricular; Esporte Paralímpico: História e Estrutura; Comitê Paralímpico Brasileiro; Tipos de deficiência elegíveis; Aspectos gerais da classificação esportiva e O esporte Paralímpico na escola.

Durante as aulas, os participantes terão acesso a um material completo, incluindo textos ilustrados por vídeos com informações históricas, regras das modalidades e entrevistas com atletas brasileiros, além de receberem sugestões de atividades para o desenvolvimento das modalidades em aula.

A capacitação será oferecida na plataforma de ensino a distância do Ministério da Educação: Avamec. Ao final, o participante receberá o certificado, que será enviado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mais informações e inscrições, pelo link: https://avamec.mec.gov.br/.