Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura de Sorocaba inaugura área de lazer no Jardim Martinez

23 de maio de 2023 19:30

Por: Mariana Campos


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), entregou à população, no final da tarde desta terça-feira (23), uma nova área de lazer no Jardim Martinez, Zona Leste da cidade. A melhoria no bairro faz parte do programa municipal “Sorocaba Linda de Verdade” e têm como objetivo proporcionar lazer e mais oportunidades de convívio, garantindo qualidade de vida aos moradores.

“Esse espaço estava completamente abandonado, feio e com entulho e, hoje, voltar aqui e ver essas crianças brincando nessa nova área de lazer, totalmente revitalizada, é uma enorme satisfação. Além de poder ser utilizado por todos vocês, moradores, esse espaço ainda vai valorizar bastante o imóvel de cada um. Parabéns a todos os envolvidos por trazer essa importante melhoria para os moradores aqui, do bairro”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

A instalação da área de lazer era uma reivindicação antiga da comunidade local e principal demanda apresentada durante edição do programa “Prefeitura de bairro em bairro”, no ano passado. Inclusive, naquela oportunidade, a equipe da Administração Municipal anunciou a construção dessa área de lazer.

Localizado na Rua Bernardo Martins Júnior, altura do número 311, o novo espaço passa a contar com academia ao ar livre e playground. “Inclusive, foi feito o calçamento, implantado gradil e instalados bancos e iluminação com lâmpadas de LED. Definimos o melhor projeto para essa área, com o apoio dos moradores, e a própria Serpo foi quem executou as obras, com recursos da municipalidade”, comentou o secretário de Serviços Públicos e Obras, Darwin de Almeida Rosa.

Outra novidade foi a instalação de um novo abrigo de ônibus na Rua Bernardo Martins Júnior pela Urbes – Trânsito e Transportes. O modelo durável, mais amplo e com cobertura metálica, é equipado com lâmpadas de LED e carregamento por sistema fotovoltaico, ou seja, sem a necessidade de energia elétrica, e dispõe de quatro bancos, mais espaçosos, além de ampla cobertura para proteger do tempo e espaço específico para cadeirante.

Por sua vez, a Secretaria de Mobilidade (Semob) fez a revitalização de toda a sinalização de trânsito nos arredores. “Aliás, no ano passado, também a pedido dos moradores, antecipamos a instalação de uma lombada e de placas de proibição de parada de veículos em um trecho de curva nessa rua, como forma de conferir mais segurança a motoristas e pedestres”, complementou o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

Na ocasião, o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, destacou o trabalho importante que o prefeito Rodrigo Manga está realizando na cidade. “Fico muito feliz de participar de mais um evento importante em nossa cidade. Parabéns, prefeito e toda a equipe, pelo ótimo trabalho que está sendo realizado nos quatro cantos do município, deixando Sorocaba ainda mais linda”, afirmou.

Além do prefeito Rodrigo Manga, dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras) e Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade) e do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, participaram do ato de entrega da nova área de lazer o secretário municipal Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana) e o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Davi Dutra.

Atividades e serviços gratuitos à comunidade

As famílias que compareceram à cerimônia de entrega da revitalização da área de lazer puderam contar, gratuitamente, com serviços e atividades oferecidos no local pela Prefeitura de Sorocaba. A Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert) levou à comunidade os serviços do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), do Espaço Empreendedor e orientações sobre os cursos da Uniten (Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios).

Já, a Secretaria da Saúde (SES) ofereceu serviços gratuitos de saúde à população, com aferição de pressão e glicemia, e uma exposição da Divisão de Zoonoses da SES, sobre prevenção e combate à dengue e outras doenças.

Outros atrativos foram uma exposição de animais taxidermizados e doação de mudas, da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). A população também pode contar com os serviços do Procon Móvel, administrado pela Secretaria de Governo (Segov) e, ainda, interagir com Buddy, o cão terapeuta da Guarda Civil Municipal (GCM).

Fotos: Michelle Alves e Renan Tonet/Secom


Saiba mais