Prefeitura de Sorocaba inaugura estúdio audiovisual e canal de TV Web

18 de agosto de 2022 21:17

Por: Bruno Rodrigues


Fotos: Michelle Alves/Secom Divulgação

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), inaugurou, na noite desta quinta-feira (18), o estúdio audiovisual “Adalberto Vieira” e a TV Prefeitura.

O estúdio, localizado dentro da Secom, no 1º andar do Paço Municipal e que leva o nome do jornalista Adalberto Vieira, o “Pardal”, como era carinhosamente conhecido, foi construído por meio de um convênio com o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e conta com espaços para produção de todo tipo de conteúdo audiovisual, sejam imagens para TVs, áudios e podcasts para rádios e fotografias. Conta, ainda, com parceria do Laboratório de Inovação da Câmara Municipal de Sorocaba (LabLeg).

O ambiente está à disposição para todos os veículos da imprensa e para estudantes de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda das universidades da cidade, além de para videoaulas e cursos da Escola de Gestão da Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura (Serh) e demais secretarias municipais.

“O espaço ficou muito bem equipado e contribuirá, ainda mais, para a comunicação da Prefeitura. Um trabalho importante, que mostra tudo o que a atual Administração vem fazendo em prol dos munícipes”, destaca o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto, que representou o prefeito Rodrigo Manga no evento.

A TV Prefeitura, por sua vez, além de contar com a entrega de conteúdo exclusivo e de interesse público em todos os canais digitais do Executivo, funcionará também como um braço de apoio às mídias locais, ficando, ainda, à disposição para uso em gravações e transmissões ao vivo.

“Nosso objetivo é oferecer uma comunicação em benefício da população, com cada vez mais transparência, agilidade e uma linguagem simples. Essa dinâmica também estará disponível para todos os nossos colegas da imprensa sorocabana”, salienta a secretária de Comunicação, Fernanda Burattini.

Também participaram da cerimônia os secretários Luiz Antonio Zamuner, de Cultura (Secult); Cleber Fernandes, de Recursos Humanos (SERH); o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Nelson Cancellara; os vereadores Luís Santos, Fábio Simoa, João Donizeti e Cristiano Passos; o secretário de Comunicação Institucional da Câmara Municipal, Fábio Mascarenhas, representando toda a equipe de Comunicação da Câmara; o presidente da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Laelso Rodrigues; o editor-chefe do Jornal Cruzeiro do Sul, Sérgio Coelho, local onde trabalhou por último o homenageado; demais colegas de imprensa e os familiares de Adalberto Vieira, a esposa Lauri Vieira, os filhos Gabriel e Laura, as irmãs Isabel Cristina e Anduanette, o neto Davi, a nora Vanessa e o genro Renato.

O homenageado

O jornalista Adalberto Vieira, mais conhecido como “Pardal”, iniciou sua carreira em 1977, no Jornal Cruzeiro do Sul, antes de concluir o Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo (SP). Também fez especialização na área na Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP).

Deixou a redação do jornal em duas ocasiões para atuar na assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba, nas décadas de 80 e 90, assim como na então Rádio Ipanema.

Retornou ao Jornal Cruzeiro do Sul em 1997, onde permaneceu até 2020, editando o caderno Motor, o suplemento de veículos do jornal, chegando ao cargo de editor responsável.

Especialista em escrever sobre automobilismo, participou de seminários e cursos ligados ao setor automotivo, além de cobrir inúmeros salões do automóvel e de participar de lançamentos da indústria automobilística no Brasil e no exterior. Pardal faleceu no dia 21 de maio de 2021, aos 67 anos.

“Ele sempre foi um amigo leal e um profissional dedicado. Agradecemos à Prefeitura e à Secretaria de Comunicação por esta linda homenagem, que mantém, de forma viva, o legado do Adalberto”, enaltece a esposa Lauri Vieira.

 


Saiba mais