Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura de Sorocaba inaugura Miniterminal de Ônibus no Aparecidinha

31 de julho de 2021 14:54

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br), Rose Campos


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, inaugurou, na manhã deste sábado (31), o Miniterminal de Ônibus (Área de Transferência) no bairro de Aparecidinha, na Zona Leste. Sem custo para o erário público, a construção foi feita em parceria com a iniciativa privada e vai agilizar o tempo de percurso dos ônibus que atendem a essa região da cidade.

 

Um ato marcou a entrega da obra, que vai operar como um miniterminal e está localizada junto à principal entrada para o bairro, ao lado da unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

“Esta é uma obra importante, não apenas para o Aparecidinha, mas também para os bairros vizinhos. Sempre me incomodei com a falta de atenção que a região recebia do Poder Público e é meu compromisso continuar promovendo as melhorias que a população local tanto precisa e merece, na área do transporte, da saúde, ações sociais, trabalho, entre outras. E eu enfatizo, aqui também, o trabalho da Câmara Municipal, que vem atuando em parceria com a Prefeitura, no sentido de agilizar projetos que trazem benefícios para todos e contribuem para o desenvolvimento de Sorocaba. Aparecidinha é um dos bairros mais antigos da cidade e, até hoje, não contava com um único semáforo. Era uma reivindicação antiga dos moradores e, agora, além de dar fluidez ao trânsito, vai trazer mais segurança. E os ônibus que vão operar no miniterminal serão os mais modernos, articulados, com ar-condicionado, Wi-Fi e entrada USB para carregar celular”, conclui o prefeito Rodrigo Manga.

 

O prefeito esteve na inauguração acompanhado dos secretários Samyra Toledo (Governo – Segov), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob), Clayton Lustosa (Cidadania – Secid), Marcio Carrara (Educação – Sedu), Antonio Prieto Neto (Meio Ambiente e Sustentabilidade – Sema), Fernanda Burattini (Comunicação – Secom), Vitor Gusmão (Segurança Urbana – Sesu), Fausto Bossolo (Administração – Sead), Luiz Antônio Zamuner (Cultura – Secult), Marcelo Regalado (Fazenda – Sefaz), Luciana Mendes (Jurídico – SAJ), Cléber Fernandes (Recursos Humanos – Serh) e o ouvidor-geral do município, Evandro Bueno da Silva.

 

Também prestigiaram a inauguração o deputado estadual Rodrigo Moraes, os vereadores Cristiano Passos e Fábio Simoa, além do vereador da capital paulista José Olímpio. Lideranças da comunidade local, como o locutor Paulinho Terra Nova e o Sr. Dimas, também estiveram presentes.

 

A empresa Magnum Construtora, representada na ocasião por José Messias Camargo Junior, ficou responsável pelo custeio da construção da Área de Transferência, por meio de uma ação mitigatória, como contrapartida pelos empreendimentos realizados na cidade.

 

O Miniterminal atenderá todos os ônibus que circulam pelos bairros na região de Aparecidinha, nas linhas 33 – Mato Dentro; 34 – Aparecidinha Via Terra; 38 – Aparecidinha Via Éden, 304 – Interbairros lV e 305 – Interbairros V. Tais itinerários serão abastecidos pela linha 48 – Aparecidinha/Via Castelinho, que terá a nova Área de Transferência como ponto de chegada ou partida, dependendo do sentido da viagem, agilizando a ligação de ida e volta entre a região central de Sorocaba e esse bairro.

 

Além do Miniterminal, o bairro passou a contar ainda com um conjunto semafórico na esquina entre as ruas do Terço e Quirino de Mello, para assegurar melhor fluidez no trânsito.

 

Mais ações

Os moradores da região puderam contar com uma série de serviços que foram disponibilizados no local neste sábado, tais como: corte gratuito de cabelos, oferecido pela empresa Afro Arts; estande da Uniten, com informações sobre os cursos voltados à capacitação profissional disponíveis; atendimento do Procon Móvel, para tirar dúvidas dos consumidores, e unidade do Sebrae Móvel, que dispõe de informação e cursos voltados ao empreendedorismo. O público pôde utilizar, ainda, os serviços de saúde dos Ônibus Rosa (da Mulher) e Azul (do Homem), além do serviço de Saúde Bucal. Também foi montada uma feira ao ar livre, ao lado do CRAS, e a Secid realizou a distribuição de 500 cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade previamente cadastradas.

 

A ação da Secid atendeu famílias, como a de Paula Cavalcante, que possui seis membros e, neste momento, só um conta com trabalho fixo “A situação ficou mais difícil com a pandemia, pois tenho uma filha pequena e está complicado conseguir trabalho”, revelou.

 

Já, Alcebíades Pandolfi saiu agradecendo pelo novo corte de cabelo caprichado que foi oferecido gratuitamente à população. “Ficou muito legal. Estava precisando e gostei muito do resultado”, afirmou.

 

O cão-terapeuta Buddy, que integra o Canil da Guarda Civil Municipal (GCM), também participou da ação e fez muito sucesso, entre adultos e crianças, que quiseram posar ao lado dele para as selfies.

 

Mais agilidade e conforto

 

Sobre a inauguração do Miniterminal, o secretário Carlos Eduardo Paschoini observou que o novo modelo de operação, com ônibus direto ao terminal central e transferência para as linhas que servem vários bairros, tornará mais ágil o transporte. “Com a mudança, vamos aumentar a frequência dos ônibus para os bairros próximos, atender mais pessoas e ampliar a abrangência dos locais servidos pela frota. O local de espera também é mais confortável, com acentos e cobertura com isolamento termoacústico”, descreveu o secretário.

 

O prefeito Rodrigo Manga anunciou também a mudança no funcionamento da UBS do bairro, que, ainda neste ano, passará a ter atendimento 24h.

 

O serviço de castração de animais domésticos, realizado pela Sema, também atenderá ao bairro nas próximas terça e quarta-feira (3 e 4). O procedimento é feito por profissionais, de forma totalmente gratuita, e contribui para o controle populacional e a saúde dos animais de estimação.

 

Outra obra anunciada pelo prefeito e que beneficiará os moradores da região é o asfaltamento da Av. Três de Março, desde o Alto da Boa Vista até o bairro de Aparecidinha.

Fotos: Adriana Massa – Secom/Divulgação

 


Saiba mais