Prefeitura de Sorocaba inicia utilização de novo Brasão Municipal

26 de junho de 2026 16:58

Por: Vinicius Castanho


A Prefeitura de Sorocaba começou a adotar, de forma gradativa, o novo Brasão de Armas do Município, que já aparece em publicações oficiais. A Lei 13.148, de 16 de janeiro de 2026, instituiu as mudanças no símbolo oficial, atende a estudos técnicos, que resultaram em modificações e correções no anterior, que vigorava desde 1948 (e carregava identidades originárias de 1925), e na valorização de importantes elementos históricos de Sorocaba.

A Secretaria de Comunicação (Secom) iniciou a troca do Brasão em publicações digitais, como as redes sociais oficiais da Prefeitura de Sorocaba. Conforme a demanda natural, o novo escudo será introduzido em materiais físicos, por exemplo, bandeiras, documentos timbrados, informativos impressos, prédios públicos municipais, frota oficial, identificações funcionais, entre outros, observando os ciclos naturais de renovação do patrimônio público, sem gerar custos adicionais aos cofres municipais.

O novo Brasão se originou a partir de estudos do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), desenvolvidos por historiadores e especialistas em Heráldica – a ciência responsável por criar, descrever e interpretar identidades visuais conhecidas como “brasões de armas” ou “escudos”, surgida na Europa no século 12. O processo de mudança levou mais de três anos, com consulta pública à população e participação da Câmara Municipal.

Principais mudanças

A proposta de alteração do escudo pelo IHGGS teve por objetivo “equilibrar tradição e modernidade, reforçando a história sorocabana sem deixar de representar sua evolução econômica e urbana”. O novo modelo também recebeu ajustes nas cores, proporções e acabamento. O novo Brasão de Armas do Município de Sorocaba modificou a antiga coroa mural dourada com três torres por outra prateada com cinco torres aparentes, símbolo de “município”, segundo a Heráldica.

A torre central da coroa carrega uma flor-de-lis azul, referência ao nome histórico “Vila de Nossa da Ponte de Sorocaba”, instituído pelo fundador Baltazar Fernandes em 15 de agosto de 1654. No centro, dois cavalos brancos substituíram os dois unicórnios, simbolizando a tradição tropeira e a importância dos equinos na formação histórica e econômica do Município.

No componente central, na parte superior, permaneceram o retângulo vermelho com as estampas de um gibão, um arcabuz e um machado, representando os bandeirantes; e na parte inferior, o semicírculo amarelo-ouro, símbolo da “riqueza, força e fé dos sorocabanos”, e o triângulo preto, referência ao Morro de Ipanema e seu importante papel na história da mineração brasileira.

O triângulo preto ganhou uma estrada de ferro em formato de “S” e uma locomotiva puxando dois vagões, menção à importância do ciclo ferroviário. O desenho também manteve a faixa branca, com uma engrenagem central, simbolizando a industrialização e uma projeção para o futuro por meio da tecnologia avançada; e escrito na cor preta, o lema em latim “Pro Una Libera Patria Pugnavi” (Lutei por uma pátria livre e unida).

O novo Brasão foi escolhido por uma consulta pública através da internet, na qual o IHGGS propôs à população três modelos como opção. As mudanças foram oficializadas por um projeto de lei de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Luis Santos, aprovado por unanimidade pelo Legislativo e sancionado pelo Executivo.


Saiba mais