Prefeitura de Sorocaba participa das homenagens da Polícia Militar na Semana Brigadeiro Tobias de Aguiar

25 de novembro de 2022 19:56

Por: Rose Campos


A Prefeitura de Sorocaba também esteve representada entre as homenagens realizadas pelo Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7), durante a solenidade de Outorga do Colar Evocativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842, nesta sexta-feira (25).

O evento faz parte da 49ª Semana Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar (1794 – 1857), patrono e fundador da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A comenda é oferecida a cidadãos, civis e militares, que se destacam por defender na sociedade os valores que aludem à Revolução Liberal e sua liderança ilustre. Essa honraria foi concedida, pela primeira vez, em 1992, por iniciativa do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico (IHGGS), representado, na atual cerimônia, pelo seu presidente, Adilson César.

Entre os homenageados, esteve a primeira-dama de Sorocaba Sirlange Frate Maganhato. A finalidade da comenda é destacar pessoas, ou mesmo instituições, públicas e privadas, que de alguma forma tenham contribuído para o resgate histórico de Brigadeiro Tobias e que, além disso, se mostrem comprometidos com seu ideal de cidadania e proteção à dignidade da pessoa humana.

O Coronel PM Edson Luiz da Silva Simeira, Comandante do CPI-7, foi o anfitrião da solenidade e destacou a importância da Corporação para os cidadãos paulistas. “É fundamental reconhecer os valores defendidos pelo patrono Brigadeiro Tobias. Eles norteiam a formação da Polícia Militar até hoje. Um exemplo foi o que ocorreu durante a pandemia de Covid-19. Não se conhece um só caso de militar que tenha se negado a trabalhar nesse período. Ao contrário, muitos se ofereceram para estar na linha de frente, protegendo a população. É o mesmo altruísmo que se viu em nosso líder Brigadeiro Tobias e continua a nos inspirar. E, nesse propósito, o trabalho de todos os homenageados faz a diferença em nossa sociedade”, ressaltou.

A cerimônia teve, ainda, entre os demais agraciados, o promotor de Justiça de Sorocaba Dr. Antônio Farto Neto; a prefeita de Votorantim, Fabíola Alves; a advogada e mediadora do Setor Público Ana Luiza Pretel; entre outros homenageados.

Também estiveram presentes, prestigiando o evento, o secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Alexandre Caixeiro; o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner; o Cel. de Artilharia do Exército, Henrique Cesar Loyola Santos; o diretor do Deinter-7, delegado de Polícia Osmar Guimarães; o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Luis Santos; o vereador Fábio Simoa; entre outros convidados.

 

Fotos: Adriana Massa/FSS


Saiba mais