Prefeitura de Sorocaba promove avanços na área de TI para melhoria contínua do atendimento aos munícipes

14 de setembro de 2022 9:30

Por: Evelyn Azevedo

Com o intuito de aperfeiçoar cada vez mais o atendimento ao público, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Administração (Sead), tem providenciado avanços na área de Tecnologia da Informação (TI), como forma de promover agilidade e excelência aos serviços municipais. As melhorias incluem, desde a aquisição de novos equipamentos de ponta, até o desenvolvimento de infraestrutura tecnológica.

“São iniciativas importante, pois há a necessidade de acompanhar toda a evolução tecnológica que vem acontecendo, bem como para assegurar que novos projetos da atual gestão sejam colocados em prática, de maneira rápida, eficiente e funcional”, destaca o chefe de Divisão da Gestão de TI da Prefeitura, Abel dos Santos Junior.

O aperfeiçoamento de sistemas, em termos de infraestrutura tecnológica, é uma das prioridades da equipe do setor, dirigida pelo chefe de Divisão de Infraestrutura, José Miguel Sant’Ana, em conjunto com o chefe de Seção de Redes, Mateus Levi Ferreira. Dentre as iniciativas, está a expansão da Infovia, a rede de fibra ótica própria da Prefeitura, em mais 50 quilômetros e que, atualmente, conta com 450 km por toda a cidade.

Essa expansão possibilitou que 18 novas unidades públicas fossem interligadas à rede de fibra ótica, que já atende a quase todos os próprios da Prefeitura. “Esse método de tráfego de dados permite que a rede utilizada pelo governo municipal de Sorocaba não dependa de empresas que oferecem esse tipo de serviço, o que garante mais autonomia e serviço ininterrupto”, explica Abel.

Outra novidade é que o atendimento ao munícipe, via telefone 156, foi otimizado a partir da instalação da Unidade de Resposta Audível (URA) no Paço Municipal. A ferramenta possibilita que a assistência telefônica seja realizada eletronicamente, sem a necessidade direta de intervenção humana. Após a mensagem de boas-vindas, o usuário é imediatamente direcionado a um atendente e, se todos estiverem ocupados, há o encaminhamento para espera, sendo informada, inclusive, a posição dele na fila.

Mais uma inovação é a implantação de telefones com tecnologia VoIP, que permite chamadas de voz pela internet de banda larga, no lugar da conexão analógica tradicional. “Além de reduzir em mais de 30% os gastos com telefonia fixa aos cofres públicos, esse método garante um serviço de qualidade, sobretudo, para unidades que dependem de telefone rural ou celular para comunicação”, fala a chefe de Seção de Telefonia, Vera Lúcia Ramos Gonçalves.

Ainda outra melhoria proporcionada pela Divisão de Infraestrutura da Prefeitura é instalação de novos Switches, equipamento responsável pela comunicação entre dispositivos na rede privada, e Access Point, dispositivo de rede que permite aos aparelhos sem fio se conectarem a uma rede a cabo, com tecnologia de sexta geração de internet sem fio, o Wi-Fi 6 . A iniciativa atende, atualmente, projetos da Secretaria da Educação (Sedu), que, junto à contratação de dois novos links de internet, com capacidade de um gigabyte, cada, de processamento, garante mais qualidade para o uso de equipamentos, como Chromebooks, tablets e notebooks utilizados por alunos e professores da rede, além de melhorar a internet pública oferecida aos munícipes.