Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura de Sorocaba realiza blitz educativa no Dia Mundial Sem Carro

22 de setembro de 2022 16:46

Por: Luís Gustavo Adabro


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob) e em parceria com a Urbes – Trânsito e Transportes, realizou, na manhã desta quinta-feira (22), a blitz educativa “Um dia sem carro”, no Parque das Águas, no Jardim Maria do Carmo.

Durante a atividade, em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, comemorado nessa data, 120 motoristas foram abordados pela equipe de Educação para o Trânsito da Semob e receberam materiais informativos, incentivando a utilização de meios alternativos de deslocamento, sobretudo a bicicleta, e alertando sobre práticas seguras no trânsito.

“Sorocaba precisa, cada vez mais, de ações como essa, de conscientização sobre os cuidados no trânsito. Não podemos nos esquecer nunca dos motociclistas e ciclistas, cujos riscos envolvidos são maiores em caso de acidente. Parabéns à Prefeitura de Sorocaba por essa ação”, relatou o agente de escolta José Geraldo Ribeiro, abordado durante a blitz.

A ação teve apoio do grupo “Amigas do Pedal”, que marcou presença com 24 integrantes no local. “Estamos sempre apoiando ações da Prefeitura e da Urbes. Quanto mais motoristas se conscientizarem dos cuidados que devemos ter com os ciclistas, respeitando a bicicleta como um meio de transporte que vem crescendo, mais segurança teremos nas vias da cidade”, acrescentou Adriane Ramos, líder do grupo.

Paralelamente, representantes da empresa Mobhis Automação Urbana Ltda., que opera o sistema Integrabike em Sorocaba, mostraram como funciona o serviço gratuito de bicicletas públicas compartilhadas. Ao passo que funcionários da concessionária CCR alertaram os frequentadores do parque sobre dicas de segurança aos ciclistas que utilizam rodovias paulistas, seja para locomoção, prática esportiva ou lazer.

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) igualmente esteve no evento, doando cerca de 200 mudas de árvores para quem passava pelo local. A ação destaca os cuidados que a população deve ter com o meio ambiente, por meio de plantios e do cultivo de árvores na área urbana, o que colabora na diminuição da emissão de poluentes pelos meios de locomoção motorizados.

“Ações assim são importantíssimas para uma conscientização eficiente sobre os cuidados que devemos ter no trânsito, tanto motoristas, como motociclistas, pedestres e ciclistas. São iniciativas, como essa, que fazem com que o sorocabano seja mais prudente ao sair nas ruas e, com isso, diminua o risco de acidentes no trânsito”, apontou o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

A blitz “Um dia sem carro” faz parte da Semana Nacional de Trânsito, que, neste ano, trabalha a temática “Juntos Salvamos Vidas”, com eventos educativos em diferentes pontos na cidade, entre os dias 18 e 25 de setembro. A programação completa da Semana Nacional de Trânsito pode ser conferida nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba (@prefeituradesorocaba).

Fotos: Divulgação.


Saiba mais